sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Limoeiro implanta o Programa Governo Estudantil

Na tarde do dia 11 de agosto, Dia do Estudante, foi dado o ponta pé inicial para a implantação do Governo Estudantil na rede de ensino municipal de Limoeiro. Sediado no auditório da FACAL, centenas de crianças e jovens, além dos gestores municipais, participaram de diversas atividades, como dinâmicas e palestras.

O programa trata-se da criação de uma comissão formada por cinco alunos em cada escola, onde eles irão fiscalizar, elaborar projetos, participar de reuniões com o foco na busca da melhoria da qualidade do ensino, além da garantia do respeito entre todos que formam a comunidade escolar.

Para a secretaria de Educação, Rosejara Ramos, os alunos que formam a comissão “vão ajudar a governar e vem com base na formatação de um projeto piloto no município de Limoeiro que se constitui numa elaboração de discussão nos diversos segmentos das escolas, com a família, com os professores, com os alunos a respeito de um regimento interno que trás um estatuto que buscar resgatar a autoridade do professor, a cidadania e valorizar a disciplina na escola.”





O governo estudantil terá a prioridade de fazer com que os alunos de referência se transformem em modelo padrão para os demais alunos e busquem a sua aprendizagem. O objetivo é instaurar um clima harmonioso, onde todos se entendam e busquem a melhor forma de gerir.

Também presente ao evento o prefeito Thiago Cavalcanti, salientou  a importância de projetos desta natureza, onde o foco principal é a politização das crianças e jovens na procura de melhorias na vida escolar. “Desde pequeno as pessoas tem que aprender a se ‘politizar’, com essa ferramenta que estamos colocando em prática, em parceria com a Secretaria de Educação, as crianças vão ter vez e voz.”

A aluna do 5º ano, Camila Silva, integrante do Governo Estudantil, da escola Henrique Serafim se mostrou com grande expectativa para começar a “arregaçar as mangas”. “Não vejo a hora de poder ajudar a minha escola. Sei da responsabilidade e terei que dar exemplo. Não quero apenas fiscalizar, mas também propor soluções.”


Erivaldo Carvalho - DIPML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...