segunda-feira, 21 de novembro de 2011

AGRESTE SETENTRIONAL PODE TER NOVO MUNICÍPIO EM BREVE

O distrito de Ameixas, localizado no município de Cumaru, poderá em breve se tornar uma cidade. A notícia que animou os moradores do local é que já foi aprovado pelo Senado um projeto de lei que passa para os estados a responsabilidades sobre emancipações. Falta apenas a Câmara aprovar . "Com certeza, eles irão aprovar", aguarda com ansiedade o jovem Marcos Freire, de 35 anos, que vem lutando há anos para que Ameixas se torne uma cidade independente de Cumaru.

Marcos é conhecidíssimo, filho de Manezinho Barbeiro, personalidade querida no distrito. Ameixas vem experimentando um desenvolvimento maior nos últimos meses, inclusive com a pavimentação da estrada que liga Ameixas a Bezerros, o que faz com que Ameixas tenha uma saída direta "para o Recife", como bem disse o barbeiro. Ainda segundo Marcos, uma olaria já se instalou em Ameixas, gerando empregos.

Ameixas vem atraindo desenvolvimento, alguns comércios se instalaram na localidade. Mas para Marcos Freire, ainda sente-se falta de banco ou casa lotérica, o que faria com que as pessoas que recebem dinheiro não precisassem se deslocar para Cumaru, que fica a 19km.

Em 2007, o deputado Eriberto Medeiros (PTC) entrou com um projeto na Assembléia Legislativa pela emancipação de Ameixas. Agora, quando o projeto for aprovado na Câmara, a idéia é que se faça um plebiscito ao mesmo tempo que ocorrerem as eleições municipais em 2012. "Se os deputados aprovarem ainda este ano o projeto de lei já aprovado pelo Senado, poderemos fazer esse plebiscito já no próximo ano." adianta Marcos.

Ameixas vem tendo um crescimento maior do que a própria sede do município, e essa e outras são motivos para que a emancipação venha a se concretizar. Ameixas já é uma localidade antiga, tendo já pertencido a Limoeiro e passado a pertencer a Cumaru a partir de 1963, quando Cumaru se emancipou de Limoeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...