sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Notas do Enem já podem ser consultadas

capa_enem_editada
Os 5,7 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem saber as notas que tiraram nas cinco provas objetivas. Os resultados estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. É preciso informar CPF e número de inscrição. De Pernambuco participaram cerca de 300 mil estudantes.
Os candidatos vão ver as notas obtidas nas provas de linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. O acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, será divulgado depois, ainda sem data definida. Diferentemente das provas de vestibular tradicionais, que contabilizam apenas o número de erros e acertos, atribuindo um valor fixo às questões, o Enem usa uma metodologia especial, a chamada teoria de resposta ao item (TRI).
Neste modelo estatístico, o valor de cada quesito varia de acordo com o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, os itens que tiveram mais acertos serão considerados fáceis e, por essa razão, valerão menos pontos na composição da nota final. Já os itens com menor número de acertos são considerados difíceis e, por essa lógica, valerão mais pontos.
“Estou bem ansiosa para conferir meu desempenho no Enem. Não vi o gabarito, preferi esperar para ver o resultado. Não iria adiantar muito saber quantas questões acertei por causa da TRI”, diz Alaíde Carvalho, 18 anos, concluinte do ensino médio do Colégio Santa Maria, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Ela vai tentar vaga em medicina, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições começarão segunda-feira. O sistema usará a nota do Enem para preencher 228 mil vagas em universidades públicas.
Além do Sisu, o estudante pode usar o exame para concorrer a bolsas dos Programas Universidade para Todos (Prouni) e Ciência Sem Fronteiras ou obter o Financiamento Estudantil (Fies). Também para certificação do ensino médio.
Integram o Sisu, em Pernambuco, as federais UFPE, UFRPE e Univasf, além da estadual UPE. Também os institutos federais IFPE e IF do Sertão.

JC ONLINE / BLOG DO FERA

 http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/blogdofera/2016/01/08/notas-do-enem-ja-podem-ser-consultadas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasileirão começou. E novamente sem pernambucanos na elite

  Confronto entre o campeão da Série B, Vitória, e o campeão da Série A, Palmeiras. Deu Verdão. O Brasileiro 2024 começou, e assim como em 2...