quinta-feira, 14 de junho de 2018

Conheça um pouco mais sobre a Rússia, país sede da Copa-2018

Durante uma Copa do Mundo, sempre aumentam as curiosidades das pessoas sobre o país que está sediando o evento. Assim como em 2010 a África do Sul despertou a atenção do mundo, e em 2014, o Brasil também foi muito observado, agora é a vez da RÚSSIA viver esse período diferente. Vamos conhecer um pouco sobre a atual sede da Copa:

A Rússia é o maior país em área territorial do planeta, com 17 124 442 quilômetros quadrados, cobrindo mais de um nono da área terrestre do mundo. Para se ter uma ideia de como esse país é grande, ele é cortado por 11 fusos horários. Ou seja, quando anoitece em Moscou, já está amanhecendo nas regiões próximas ao Alasca. A Rússia também está dividida em dois continentes, sendo uma parte na Europa (a mais desenvolvida e onde se localiza Moscou), e outra parte na Ásia, a maior parte do País. 

A História da Rússia se divide entre czarismo e comunismo. Depois que foi deposto o czarismo (monarquia russa por onde passaram alguns czares, a exemplo de Ivan, o Terrível, Catarina, até chegar em Nicolau II, o último deles), o comunismo se instalou na Rússia, tornando-se o primeiro estado socialista da História, incorporando algumas repúblicas e formando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (União Soviética ou URSS, como queiram).

Na Segunda Guerra Mundial, a URSS desempenhou um papel importante na derrota do nazismo, tendo cercado e tomado Berlim, na ocasião em que Hitler se suicidou. Depois, a URSS passaria a disputar a hegemonia do mundo com os Estados Unidos (EUA, capitalista), dando início à Guerra Fria, uma disputa ideológica entre capitalismo e socialismo. 

Na ocasião, governava na URSS o Stálin, que sucedeu Lênin, sendo que Stálin dirigiu o País com mão de ferro até sua morte em 1953. O socialismo se expandiu em países da Europa Oriental (Polônia, Thecoslováquia, Hungria, Bulgária, Iugoslávia, Albânia, Romênia, etc.), na Ásia (China, Vietnã, Coréia do Norte), África e América (Cuba). 

Mas o fracasso do socialismo levou ao fim da URSS, após várias reformas. As repúblicas se tornaram independentes, e a URSS deu lugar á CEI (Comunidade de Estados Independentes). A Rússia é a maior e mais importante das antigas repúblicas soviéticas. 

A Rússia, além da história do socialismo, é conhecida por seu balé, a cultura mais desenvolvida no País. 

Aqui você pode aprender mais sobre a Rússia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%BAssia


PUBLICIDADE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem teriam sido os campeões do Nordeste nos anos que o torneio não foi realizado

A Copa do Nordeste hoje é um torneio consolidado no calendário regional, com jogos entre equipes nordestinas que levam público ao estádio.  ...