terça-feira, 16 de março de 2021

Vigilância Sanitária realiza ações diárias para combater a pandemia em Limoeiro


O trabalho diário para conter o avanço da pandemia no município de Limoeiro tem sido intensificado. As ações acontecem através de uma parceria entre Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Inicialmente, o serviço integrado começou pelas ruas da cidade com abordagens e orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio do novo coronavírus.

A ação segue rotineiramente com a população sendo alertada para as medidas preventivas: uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Gyna Karine, os comerciantes estão sendo orientados sobre os protocolos para evitar a transmissão do vírus. “Eles são sensibilizados e assinam termos de responsabilidade sobre o que devem fazer dentro dos estabelecimentos, conforme protocolo do Ministério da Saúde”, explica Gyna.

Ações de orientação e fiscalização nas feiras livres também estão no plano de trabalho da Prefeitura de Limoeiro. Todas as quartas, sextas, sábados e domingos as equipes abordam feirantes e clientes sobre os cuidados que não podem deixar de serem cumpridos. Máscaras são distribuídas com populares que circulam sem o item de proteção. Lavatórios foram instalados em diversos pontos da cidade para garantir que as pessoas possam higienizar as mãos com água e sabão.

Operação – No período noturno, de segunda a domingo, Limoeiro conta com a Operação Convivência. São realizadas rondas pelos bairros e comunidades rurais para fiscalizar o cumprimento dos decretos municipais e estaduais. No caso de dúvidas e denúncias, a população pode entrar em contato com a Guarda Municipal através do número (81) 9 9527 7556. O serviço funciona 24h. De segunda a sexta, das 8h às 17h, também fica à disposição o número da Vigilância Sanitária: (81) 9 9267 6801.

Recentemente, 10 agentes de fiscalização foram capacitados para atuar nas feiras livres, corredor bancário e pontos de aglomeração, orientando e sensibilizando a população sobre os protocolos sanitários. Eles também estão nas ruas distribuindo máscaras. Os servidores estão identificados com fardamento do município. Outra ação realizada é a sanitização dos pontos de maior fluxo da cidade, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O trabalho é executado pela Vigilância Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...