terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Mais uma Rádio Jornal no interior pode fechar as portas

 

No começo do ano, fomos surpreendidos com o encerramento das atividades da Rádio Jornal nas cidades de Limoeiro, Pesqueira e Petrolina. Na ocasião, as antigas emissoras se tornaram retransmissoras do JC FM, emissora do Recife que também pertence ao Sistema Jornal do Comércio de Comunicação. 


Mas agora, a Rádio Jornal de Garanhuns parece estar trilhando o mesmo caminho. Segundo Roberto Almeida, conceituado blogueiro da cidade das flores, apenas dois funcionários estão por lá. Essa semana, o locutor Eduardo Peixoto, que era o radialista que apresentava os programas locais de maior sucesso, como Ronda Policial, saiu da emissora após mais de vinte anos. Samara Pontes, outra radialista de sucesso na emissora local, também já saiu desde janeiro deste ano, tendo pedido demissão. 

Assim como aconteceu em Limoeiro, lá também a rádio deixou o prédio histórico e vem funcionando em um lugar menor, mais escondido. 

A verdade é que há algum tempo a empresa comandada por João Carlos Paes Mendonça vem promovendo um desmonte nas rádios do interior, rádios essas que foram fundadas pelo visionário F. Pessoa de Queirós, sob o nome de Rádio Difusora. Programas locais aos poucos vão sendo substituídos por programas do Recife, e locutores do interior que fizeram história na emissora não tem sido respeitados. Aliás, isso acontece até no Recife, onde locutores históricos como Geraldo Freire e Wagner Gomes deixaram a emissora recentemente. Sobrou até para o "indiozinho", símbolo da antiga Rádio Difusora, já tendo sido excluído pelo SJCC. 

No interior, por enquanto, só vai se salvando a Rádio Jornal em Caruaru. Talvez, pela presença também da TV Jornal Caruaru e pela atuação de profissionais na Capital do Agreste com grande sucesso de audiência. Limoeiro, Pesqueira e Petrolina já foram. Garanhuns segue no mesmo caminho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Forrozão da Cohab tem sequência na Cohab Velha

Depois do sucesso na Cohab Nova, o Forrozão da Cohab agora vai ter sua sequência na Cohab Velha. Orlando Monteiro, Bruno Barros, no dia 15, ...