quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Zé Nilton pede mais atenção de Limoeiro à Mata de Siriji

 

Em sessão realizada nesta terça-feira (17), o vereador Zé Nilton apresentou um requerimento solicitando da Prefeitura de Limoeiro mais atenção com relação à Mata de Siriji, um patrimônio do município. Na sua justificativa, Zé Nilton apresentou os motivos para que a referida Mata tenha mais atenção do poder público. Geograficamente, a Mata de Siriji pertence ao município de Limoeiro, embora esteja cravada dentro de São Vicente Férrer. 

"A Mata Atlântica encabeça a lista dos biomas mais ameaçados de extinção, e em termos de diversidade de fauna e flora, pode ser comparado à Amazônia. Em Pernambuco, um tipo de floresta pouco estudada é a Ombrofolia Montana, conhecida como brejos de altitude. O local em estudo, a Mata de Siriji, é o maior remanescente no Estado desse tipo de mata. Sua formação vegetacional apresenta uma elevada área basal e variação quanto ao porte, havendo a presença de cinco estratos, sendo três arbóreos, um arbustivo e um herbáceo. Possui árvores centenárias, de grande porte, algumas em processo de extinção, como o pau-de-jangada e flores naturais das espécies nativas da Mata Atlântica. No seu potencial hídrico, a área onde a referida Mata está situada possui cerca de trinta e duas nascentes, sendo algumas de grande importância para a formação da bacia do Rio Siriji. A funa do local é de grande diversidade, também havendo a existência de animais em risco de extinção, como a borboleta azul, entre outros. Os recursos naturais estão representados pelo granito, pela argila e pelo calcário cristalino, alguns com forte potencial de exploração. 

Sem mais, é justo e urgente que merece acolhida por parte desta Casa e incisiva providência por parte das supracitadas autoridades", disse o vereador em sua justificativa. Trata-se de uma atenção voltada à preservação da natureza e e de um patrimônio natural em Limoeiro. 

Nos outros dois requerimentos apresentados na mesma sessão, um solicitava a a aquisição de uma Mine Usina de Asfalto para Limoeiro, que vem a ser de grande importância para fazer reparos nos asfaltos, que costumam ser danificados diariamente por constantes estouramentos da Compesa e pelo intenso tráfego de veículos. Em outro requerimento, voltado para sua comunidade, Zé Nilton solicitou a construção do saneamento básico e calçamento da Rua 23A, na Cohab Nova. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daniel do Mercadinho solicita projeto de lei criando o Estatuto do Servidor Público Municipal

O vereador Daniel do Mercadinho solicitou, em sessão realizada nesta terça-feira (27), através de um requerimento, um projeto de Lei criando...