terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Copergás e 27º Janeiro de Grandes Espetáculos premiam o Centro de Criação Galpão das Artes

 

O Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE) é, sem dúvidas, o maior festival de Teatro de Pernambuco, com alcance nacional e programação diversificada. Este ano, o JGE realizou sua 27ª edição e, diante da pandemia, conectou os artistas com a população através de transmissões ao vivo e teatro com plateia reduzida.
O JGE resolveu premiar em 2021, pessoas, projetos, instituições, iniciativas, movimentos culturais, sociais e políticos que se destacaram e contribuíram para a arte em 2020 que, como sabemos, foi um ano muito difícil para a todos, ocasionando graves problemas para a classe artística.
Foram 60 indicações de todo o Estado de Pernambuco e apenas 20 foram premiados pela comissão do JGE. Entre eles o Canal Mata Cultural foi agraciado, diante de sua atuação na Zona da Mata Pernambucana, colaborando com a articulação e difusão da produção artística local.
O encerramento do Festival ocorreu dia 28 de janeiro e foi transmitida através da canal do Youtube do JGE, contando com a participação remota dos homenageados e premiados, além de apresentações musicais, sob o apoio da Copergás.
PRÊMIO JGE COPERGÁS – A comissão de seleção do Prêmio JGE Copergás de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco, representativa da cadeia produtiva cultural do Estado, é formada por Luiz Felipe Botelho, Herika Araújo Vitoriosas, Carminha Lins e Cleonice Maria, sob coordenação de José Manoel Sobrinho. Os 20 premiados - da sociedade civil e do setor público - receberão troféu desenhado pelo designer Júnior Melo. Como contribuição à continuidade dos projetos, os 15 primeiros contemplados levam ainda o valor simbólico de R$ 1 mil, cada.
O Centro de Criação Galpão das Artes, no agreste setentrional de Pernambuco foi uma das quinze instituições selecionadas. A justificativa para devida premiação atribui-se pela atuação incansável nos tempos da pandemia, sobretudo na percepção e proposição segundo as demandas da comunidade local.  Dentro das demandas, destacam-se as ações do Programa Arte-Educação contemplando 25 famílias , o Prêmio Dona Daluz de Desenho e Pintura para crianças e o atendimento aos circenses do Circo do Palhaço Maluquinho, Circo Águia de Asa ( Aliança ) e Circo Raquelly Show ( Feira Nova ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presidente da Câmara de Limoeiro testa positivo pra Covid

  O presidente da Câmara de Limoeiro, Juarez de Conavles (DEM), testou positivo para a Covid-19. Ele não compareceu à reunião de hoje e se e...