quinta-feira, 30 de maio de 2019

A Era da Rotulação

Uma das maiores atrizes da TV brasileira, Regina Duarte, de 72 anos, fez um desabafo, onde estaria sendo rotulada de "fascista" por ser apoiadora do atual presidente Jair Bolsonaro (PSL). A atriz, que pode ser vista na reprise da novela "Por Amor", na Globo, lembra que também foi acusada de ser "terrorista" nas eleições de 2002, quando declarou seu apoio a José Serra (PSDB), dizendo claramente que tinha medo do que ia acontecer ao Brasil caso Lula (PT) fosse eleito presidente, o que acabou ocorrendo.

A rotulação ocorre nos dois lados extremos na política brasileira. Não faz muito tempo, quem criticava Lula e Dilma, era acusado de ser "fascista", "de direita", "tucano" - nessa ocasião, o PSDB era o principal adversário dos petistas - e até de "coxinha". Não mudou muito de lá para cá. Atualmente, as pessoas que fazem oposição ao governo atual de Bolsonaro são tachadas de "comunistas", "petistas", "defensores de bandidos" e por aí vai.

Falta o devido conhecimento a muitos do que significa cada uma das ideologias, e também existe por parte dessas pessoas o desconhecimento de que no Brasil não só tem dois partidos (PSL e PT), mas existem outros partidos (35, no total), além de várias vertentes ideológicas. Extrema Direita e Direita Moderada não são a mesma coisa. Centro-Direita, Centro e Centro-Esquerda têm suas diferenças. Esquerda Moderada e Extrema Esquerda também se digladiam entre si.

Enquanto o Brasil padece na área econômica, na Saúde, na Educação, na Segurança e no Emprego, por exemplo, existe essa guerra ideológica que não leva a nada. Trata-se de uma guerra ultrapassada - pelo menos no contexto da década de 70, auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética - o mundo agora é diferente e globalizado, e extremismos não têm - ou pelo menos não deveriam ter - espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Orlando confirma Zé de Nena como seu vice novamente e quebra tabu

  Na noite desta quarta-feira, em Limoeiro, o prefeito Orlando Jorge (Podemos) oficializou a escolha do atual vice-prefeito Zé de Nena Barbo...