domingo, 25 de agosto de 2024

Náutico e mais um triste capítulo da decadência do futebol pernambucano

 

A derrota para o Londrina por 3x2 encerrou o sonho do Náutico de retornar à Série B já em 2025. O Timbu encerrou a Série C em nono lugar e vai encarar a Terceirona pela terceira vez seguida, algo inédito em sua história. 

Na primeira vez que disputou a Série C, em 1999, sua passagem foi breve. Embora não tivesse se classificado para a Segundona, acabou alçado à Série B de 2000 com a virada de mesa que beneficiou o Fluminense, que mesmo campeão da Série C em 1999, pulou direto para a Série A, sem passar pela Série B. 

Já na segunda vez, o Timbu disputou em 2018 e 2019, quando voltou à Série B com direito ao título da Série C. Rebaixado da Série B em 2022, o alvirrubro disputou em 2023 e 2024, já se garantindo para 2025. 

Mas a eliminação do Náutico é nada mais que um capítulo da tenebrosa novela que insiste em não terminar: a decadência do futebol pernambucano. Vemos esse ano a ausência do Santa Cruz nas quatro divisões do Brasileiro - só volta para a Série D próximo ano -, e o Sport se afastando do G4 da Série B, ameaçado em adiar por mais um ano o seu retorno à elite nacional. 

O Leão da Ilha, por exemplo, está fora da elite desde 2021. Está na Série B pelo terceiro ano seguido, a maior sequência fora da elite desde 2007, quando voltou para a elite após cinco anos de ausência. De lá para cá, esteve na Série B em 2010 e 2011, e depois nos anos de 2013 e 2019, quando subiu no ano seguinte ao rebaixamento. 

Por outro lado, já se vão oito anos desde a última vez que o Tricolor do Arruda esteve na elite: 2016, e já são sete que a Cobra Coral sequer consegue disputar a Série B. Foi rebaixado para a C em 2017, passou quatro temporadas na C até ser rebaixado para a Série D em 2021. 

Já para o Timbu, a ausência da elite já passa de uma década: fazem onze anos que o Náutico esteve na elite, caindo em 2013. De lá pra cá, passagens apenas pelas Série B e C. 

Já se vão trinta anos desde a última vez que Sport, Náutico e Santa Cruz estiveram juntos na elite: 1993. Enquanto isso, vemos o futebol da Bahia com seus dois representantes na Série A atualmente, e o futebol do Ceará dando um verdadeiro show principalmente com o Fortaleza, que disputa o título da Série A deste ano. O Ceará está na Série B, mas vem se mantendo em alta. 

Mas para Evandro Carvalho, está tudo bem com o futebol de Pernambuco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doutorando da Universidade de Pernambuco amplia Política Pública Promoção 3D

  Doutorando em Educação Eliabi Pereira da Universidade de Pernambuco - UPE, vem conversando com  vereadores, prefeitos e deputado no objeti...