segunda-feira, 6 de março de 2023

O significado da Data Magna

 

Muitos desconhecem o significado do feriado desta segunda-feira, conhecido como Data Magna. Muitos pernambucanos hoje estão em suas casas, liberados dos seus trabalhos, podendo ter um dia de lazer, mas sem saber o motivo disso. Ainda mais porque só recentemente essa data de 6 de março foi definida como feriado. 

Pois bem, o dia 6 de Março sempre teve um significado na história de Pernambuco, apesar de apenas recentemente ter sido decretado feriado. Nessa data, em 1817, Pernambuco declarou independência, se revelando contra Portugal e se separando do Brasil Colônia. Foi instituído inclusive um governo provisório e uma Constituição. Mas a revolução foi esmagada em 75 dias, e alguns líderes, como Cruz Cabugá, Padre João Ribeiro, Domingos Martins e José de Barros Lima, foram condenados e mortos em praça pública. A repressão ordenada por D. João VI foi violenta e sem piedade. 

Entre os pilares da nova república - que pareciam se inspirar nos ideais da Revolução Francesa e da Independência Americana -, estavam a liberdade de expressão, liberdade de culto, liberdade de imprensa, direito à cidadania e fim dos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa. Sete anos depois, Pernambuco voltaria a se envolver em um movimento separatista, já depois do Brasil independente, com D. Pedro I no comando. O resultado da Confederação do Equador foi o mesmo: revolução derrotada e esmagada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista TOTAL designará representantes oficiais em todo o estado de Pernambuco e Fernando de Noronha

  A partir de hoje o veículo pernambucano está à disposição para receber candidatos dispostos a fazerem parte da revista que mais cresce no ...