segunda-feira, 6 de março de 2023

Galpão das Artes retoma atividades do Projeto Arte Educação


Educação e Integração. As duas palavras estão em destaque no vocabulário do Programa Arte Educação, coordenado pelo Centro de Criação Galpão das Artes, em Limoeiro. As atividades para este ano letivo foram retomadas nesse sábado (4), com a recepção das 25 crianças atendidas gratuitamente pela entidade. Após a acolhida, o público-alvo assistiu ao clássico da literatura infanto-juvenil brasileira: Pluft, o fantasminha, de autoria da dramaturga Maria Clara Machados.


“O filme emocionou e trouxe para o debate na roda de diálogo questões relacionadas a amizade e o medo”, destacou o diretor do Galpão das Artes, Fábio André. Ele detalhou que, este ano, o programa completa 11 anos de prestação de serviço com novidades a serem implantadas. “Temos o propósito de modificar a realidade de crianças que apresentam problemas de aprendizagem, além de incentivar a leitura, a produção textual, a interpretação e a confecção de brinquedos populares”, reforça.


As crianças atendidas pelo Arte Educação são estudantes da rede municipal, oriundas de famílias de baixa renda e com idades entre 8 e 12 anos. O programa conta com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro), da empresa Duarte e Albuquerque (DUAL) e do Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID). Também há ações e projetos pontuais que contam com a parceria do comércio local.


O foco também está relacionado ao direito de brincar, permitindo a criançada confeccionar o próprio brinquedo. "Aqui elas encontram o espaço que não possuem em suas comunidades. A vivência apresenta como metodologia oficinas de linguagens do teatro, desenho, pintura, cinema e confecção de brinquedos populares, como barangandão, peteca e rói-rói. Também orientamos sobre temas como sexualidade, violência e drogas", ressalta o diretor do espaço. 

Foto Galpão das Artes / Divulgação - Texto Alfredo Neto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...