Raquel, por sua vez, assim como Marília, já foi do PSB, e atualmente é um calo nos sapatos dos socialistas. Depois que teve negado pela legenda seu direito de se candidatar a prefeita, ela buscou abrigo no PSDB e acabou impondo uma derrota feia ao partido, que apresentou Jorge Gomes, que sequer foi pro segundo turno. Reeleita prefeita em 2020 em primeiro turno, Raquel busca agora o Governo do Estado.
Ironicamente, ambas têm em comum terem pertencido ao ninho socialista, tendo deixado o PSB respectivamente ao terem suas candidaturas negadas: Marília, em 2014 para deputada federal, e Raquel, em 2016, para prefeita de Caruaru.. Agora ambas são calos dos socialistas e prometem dar muita dor de cabeça ao PSB.
Ainda é pouco - Apesar de ser a maior parte da população mundial, a presença de mulheres na política ainda é relativamente pequena. A nível de Pernambuco, nosso estado jamais teve uma governadora, mas temos em Luciana Santos a primeira vice-governadora de nossa História. Na Presidência do Brasil, dos 36 ocupantes do Palácio do Planalto, tivemos apenas uma mulher: Dilma Rousseff. Esse problema não se resume ao Brasil: nos Estados Unidos, dos 45 ocupantes da cadeira presidencial na Casa Branca, nunca houve uma mulher. O máximo lá que uma mulher atingiu foi a vice-presidência, sendo a atual vice-presidente Kamalla Harris a primeira mulher no cargo.
Mulheres em prefeituras - No Recife, jamais uma mulher foi prefeita. Atualmente, a capital tem sua primeira vice, a Isabela de Roldão. Olinda já elegeu duas mulheres para a Prefeitura: Jacilda Urquisa e Luciana Santos, que chegaram a polarizar a política na Marim dos Caetés na primeira década deste século. Caruaru atualmente tem em Raquel Lyra a primeira mulher a ocupar o Palácio Jayme Nejaim. Tais dados mostram que embora as mulheres tenham ocupado espaço em várias áreas, ainda falta avançar mais na política. Para quem duvida que a mulher possa exercer com maestria uma função política, Ângela Merkel, que exerceu por mais de 15 anos o cargo de chanceler na Alemanha, é o maior exemplo. A estadista deixou o poder em 2021, deixando saudades nos alemães.
Pergunta - Marília Arraes e Raquel Lyra estarão juntas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário