quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Coluna desta quarta-feira - 02/02/2022

 


 O presidente do STF, Luiz Fux, em seu discurso no começo do ano judiciário, mandou um recado certeiro: pediu que as eleições deste ano sejam marcadas pela estabilidade e pela tolerância, "porquanto não há mais espaço para ações contra o regime democrático e para violência contra instituições públicas". 

Para bom entendedor, meia palavra basta. Vale para o presidente atual Jair Bolsonaro (PL), que insiste na sua postura de ataque às instituições no País. O mais recente episódio foi o não-comparecimento do mandatário a um depoimento na Polícia Federal a respeito do vazamento de informações sigilosas. Vale também para o principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que insinuou que poderia regular a imprensa, caso eleito - depois voltou atrás. 

 Não faltam também ataques e fake news de ambos os lados, onde petistas e bolsonaristas se digladiam numa guerra sem fim. Num país que enfrenta uma pandemia da Covid-19, sendo uma das nações mais atingidas tanto em óbitos como em mortes, alto índice de desemprego, pobreza extrema aumentando, os dois grupos se perdem numa discussão ultrapassada de "direita e esquerda". 

Acredito que seja mais fácil cair neve no Ceará do que termos uma eleição tranquila neste ano de 2022. Mas não é impossível. Que o recado de Fux seja atendido.

Caruaru - Rola uma informação que o deputado estadual Tony Gel terá que trocar de partido para ter mais chances de reeleição. Atualmente no MDB, onde está desde 2013, o parlamentar pode ter como caminhos o PP ou o PSB. A conferir. 

Limoeiro - O deputado estadual Henrique Queiroz Filho tem angariado fortes apoios na Princesa do Capibaribe, rumo à sua reeleição. Já conta com o apoio de dois vereadores, alguns suplentes e outras diversas lideranças. 

Garanhuns - O prefeito Sivaldo Albino (PSB) estará inaugurando amanhã à noite o campo do Parque Euclides Dourado, depois de uma longa novela, já que o campo começou a ser construído no primeiro mandato do ex-prefeito Izaías Régis, que mesmo se reelegendo, não terminou a obra. 

Recife - Pegou mal a festa do casamento do Pedro Campos, irmão do prefeito João Campos (PSB). Realizada na praia dos Carneiros, a festa aglomerou pessoas e sem máscaras. Por muito menos, no Reino Unido, Bóris Johnson está balançando no cargo de primeiro-ministro. Mas estamos no Brasil...

Itália - Na Itália, o presidente Sérgio Mattarella, de 80 anos, foi reeleito presidente, sendo o segundo presidente a ser reeleito na história daquele país. O primeiro foi Giorgio Napolitano, seu antecessor. 

Pergunta - Lula e Jair Bolsonaro atenderão ao pedido de Fux e farão campanha tranquila neste ano? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...