segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Está mais difícil se manter em uma Série A do Brasileiro

Nos últimos tempos, tem se tornado comum times que comemoram o acesso em um ano, mas no seguinte, a alegria e o êxtase pelo acesso acabam se transformando em lamentos e choro por um rebaixamento.

Ainda pode-se escapar, mas o Santa Cruz precisa melhorar, e melhorar muito na tabela. São apenas 20 pontos ganhos, seis a menos que o seu antecessor na tabela (Vitória) e sete a menos que o primeiro fora da zona de rebaixamento (Internacional).

À medida que o campeonato vai afunilando, vemos os times que vão mesmo brigar para não cair. Nesse bolo, está o Sport, outro clube de Pernambuco. Dois times grandes (que por sinal nunca foram rebaixados uma vez sequer), podem (ou pode) sofrer um inédito rebaixamento: Cruzeiro e Internacional. O futebol de Minas Gerais, não bastasse isso, ainda está mal-representado pelo América/MG, lanterna com 14 pontos. Outros times que correm risco são São Paulo e Coritiba.

Mas uma olhada agora na zona de rebaixamento e vê-se uma coisa interessante: Dos atuais integrantes do Z-4, apenas o Figueirense não subiu no ano passado (subiu em 2013). Os outros três subiram da Série B na temporada passada: Vitória, Santa Cruz e América/MG. Outro que subiu, o Botafogo, também chegou a passar maus bocados na competição atual, mas deu uma arrancada boa que poderá escapar da queda.

O ano passado, dos times que subiram em 2014, apenas a Ponte Preta conseguiu se manter na elite. Os outros três (Vasco, Avaí e Joinville), acompanharam o Goiás rumo à Série B. Algo bem diferente de 2013 e 2012, quando nenhum dos times promovidos nessas temporadas desceu no ano seguinte.

Desde 2006, quando passou-se a promover quatro clubes para a primeira divisão, somente os clubes que subiram em 2012 e 2013 não caíram no ano seguinte, o que mostra que é mais comum do que se pensa a queda logo depois da subida. Nem clubes tradicionais como Vasco, Portuguesa e Guarani escaparam desse desgosto. Em 2007, subiram quatro e dois foram rebaixados no ano seguinte. Confira aqui abaixo os clubes promovidos a cada ano, desde 2006. Em negrito, o clube rebaixado no ano seguinte.

2006:

ATLÉTICO/MG
SPORT
NÁUTICO
AMÉRICA/RN 

2007:

CORITIBA
IPATINGA
PORTUGUESA 
VITÓRIA

2008:

CORINTHIANS
SANTO ANDRÉ 
AVAÍ
GRÊMIO BARUERI

2009:

VASCO
GUARANI
CEARÁ
ATLÉTICO/GO

2010:

CORITIBA
FIGUEIRENSE
BAHIA
AMÉRICA/MG

2011:

PORTUGUESA
NÁUTICO
PONTE PRETA
SPORT

2012:

GOIÁS
CRICIÚMA
ATLÉTICO/PR
VITÓRIA

2013:

PALMEIRAS
CHAPECOENSE
SPORT
FIGUEIRENSE

2014:

JOINVILLE
PONTE PRETA
VASCO
AVAÍ

2015:

BOTAFOGO
SANTA CRUZ
VITÓRIA
AMÉRICA/MG

Obs: Santa Cruz, Vitória e América/MG estão na zona de rebaixamento esse ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...