Foi escolhido o grande campeão do
Desafio Município Inovador promovido pela Escola de Inovação e Políticas
Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC). O projeto
Imersão Docente: intercâmbio da academia à experiência em sala de aula,
da cidade de Feira Nova, vai receber R$ 100 mil em cursos e capacitações
para tirar a ideia do papel e implementá-la na rede municipal de
ensino. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (8), no Cinema da Fundaj
em Casa Forte, após as quatro equipes apresentarem seus projetos para
uma banca avaliadora composta por profissionais que trabalham
diretamente com os assuntos abordados pelos grupos.
“Eu quero dizer que nós não viemos pra cá no intuito de competir mas de mostrar algumas possibilidades e dizer que outras serão também abraçadas por nós. Nós tínhamos a certeza de que se o prêmio viesse em termo financeiro, ele iria dar uma mola no nosso projeto, ele iria fortalecer. Mas esse prêmio é o reconhecimento de ter uma cidade do interior inovadora e saber que nós estamos contribuindo para isso. Precisamos fazer com que a universidade saia dos seus muros e vá contribuir com conosco, que nós temos muito a contribuir também”, destacou o secretário de Educação de Feira Nova, Claudison Vieira. A equipe pretende, já em 2018, aumentar em 30% o resultado de aprovação final dos estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais e aumentar o nível de confiança dos estudantes de licenciatura para assumirem uma turma ao final do curso.
O diretor da EIPP, Felipe Oriá, parabenizou as equipes participantes, ressaltando que cada projeto tem a capacidade de ajudar a desenvolver uma educação mais justa, inclusiva, e de qualidade. “Esse momento materializa tudo o que a gente pensou quando a gente pensou uma escola de governo. E nós queremos reforçar que o maior patrimônio do Desafio são as pessoa que acreditam e desenvolvem esses projetos”.
Na 1ª Conferência de Inovação e Políticas Públicas, evento que marcou o lançamento da EIPP e contou com a presença do Ministro da Educação Mendonça Filho, foram anunciadas as 15 equipes semifinalistas. A primeira atividade da qual esses grupos participaram foi um workshop de Desenvolvimento de Projetos, que ocorreu nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Formação Paulo Freire. Uma das palestrantes foi a doutora em Administração Pública e Governo Lara Simielli, que analisou os dados da educação de Pernambuco e do Brasil e abordou formas de elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégico para o Setor Público.
A fase seguinte foi a primeira Banca de Avaliação, no dia 10 de novembro. As equipes apresentaram seus projetos para uma banca formada por membros da Equipe da EIPP e alguns convidados. Dessa etapa, saíram quatro finalistas: Consciência, Cor e Arte, de Triunfo; Identidade Negra na Escola, de Ipojuca; Estudante Monitor: protagonismo e cooperação, do Recife; e Imersão Docente, de Feira Nova.
Os finalistas participaram, então, de uma formação especializada com foco em comunicação e oratória com o jornalista e coordenador-geral da EIPP Vinícius Werneck. A atividade ocorreu no dia 27 de novembro, na sede da Fundação Joaquim Nabuco. As equipes treinaram a leitura expressiva através de poemas e técnicas de apresentação em frente às câmeras e utilizando microfones.
Durante a final do Desafio Município Inovador também foi lançado o livro “Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos”, organizado pelo Ipea e pela Enap. Um dos autores do livro, o especialista em Políticas Públicas Pedro Cavalcante, esteve presente participando da banca avaliadora e compartilhou com o público os principais pontos da publicação.
Texto: Bárbara Galvão e Jaqueline Fraga
Fotos: Bárbara Galvão
EIPP NOTÍCIAS
http://eipp.fundaj.gov.br/portal/?p=9135
“Eu quero dizer que nós não viemos pra cá no intuito de competir mas de mostrar algumas possibilidades e dizer que outras serão também abraçadas por nós. Nós tínhamos a certeza de que se o prêmio viesse em termo financeiro, ele iria dar uma mola no nosso projeto, ele iria fortalecer. Mas esse prêmio é o reconhecimento de ter uma cidade do interior inovadora e saber que nós estamos contribuindo para isso. Precisamos fazer com que a universidade saia dos seus muros e vá contribuir com conosco, que nós temos muito a contribuir também”, destacou o secretário de Educação de Feira Nova, Claudison Vieira. A equipe pretende, já em 2018, aumentar em 30% o resultado de aprovação final dos estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais e aumentar o nível de confiança dos estudantes de licenciatura para assumirem uma turma ao final do curso.
O diretor da EIPP, Felipe Oriá, parabenizou as equipes participantes, ressaltando que cada projeto tem a capacidade de ajudar a desenvolver uma educação mais justa, inclusiva, e de qualidade. “Esse momento materializa tudo o que a gente pensou quando a gente pensou uma escola de governo. E nós queremos reforçar que o maior patrimônio do Desafio são as pessoa que acreditam e desenvolvem esses projetos”.
Equipe de Feira Nova foi a grande campeão do Desafio Município Inovador
O objetivo do Desafio, desde o
princípio, foi incentivar a elaboração de projetos inovadores a serem
aplicados nas realidades de cada cidade. Ao todo, foram 64 projetos
inscritos de 38 municípios do estado de Pernambuco. As equipes passaram
por uma série de fases e capacitações para aprimorar ainda mais as suas
ideias até a banca final de apresentação. Na 1ª Conferência de Inovação e Políticas Públicas, evento que marcou o lançamento da EIPP e contou com a presença do Ministro da Educação Mendonça Filho, foram anunciadas as 15 equipes semifinalistas. A primeira atividade da qual esses grupos participaram foi um workshop de Desenvolvimento de Projetos, que ocorreu nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Formação Paulo Freire. Uma das palestrantes foi a doutora em Administração Pública e Governo Lara Simielli, que analisou os dados da educação de Pernambuco e do Brasil e abordou formas de elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégico para o Setor Público.
A fase seguinte foi a primeira Banca de Avaliação, no dia 10 de novembro. As equipes apresentaram seus projetos para uma banca formada por membros da Equipe da EIPP e alguns convidados. Dessa etapa, saíram quatro finalistas: Consciência, Cor e Arte, de Triunfo; Identidade Negra na Escola, de Ipojuca; Estudante Monitor: protagonismo e cooperação, do Recife; e Imersão Docente, de Feira Nova.
Os finalistas participaram, então, de uma formação especializada com foco em comunicação e oratória com o jornalista e coordenador-geral da EIPP Vinícius Werneck. A atividade ocorreu no dia 27 de novembro, na sede da Fundação Joaquim Nabuco. As equipes treinaram a leitura expressiva através de poemas e técnicas de apresentação em frente às câmeras e utilizando microfones.
Durante a final do Desafio Município Inovador também foi lançado o livro “Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos”, organizado pelo Ipea e pela Enap. Um dos autores do livro, o especialista em Políticas Públicas Pedro Cavalcante, esteve presente participando da banca avaliadora e compartilhou com o público os principais pontos da publicação.
Texto: Bárbara Galvão e Jaqueline Fraga
Fotos: Bárbara Galvão
EIPP NOTÍCIAS
http://eipp.fundaj.gov.br/portal/?p=9135
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