terça-feira, 30 de julho de 2024

Em Machados, povo carrega Argemiro Pimentel nos braços na Convenção

 

Apoiado por Chaparral e Sílvio Costa Filho, Argemiro homologa candidatura em Machados REPUBLICANOS e União Brasil

No último domingo, dia 28/07, no Galpão Verde em Machadinhos, na cidade de Machados-PE, aconteceu a convenção do Partido Republicanos. “O clima de entusiasmo invadiu a cidade. A intitulada “onda verde” tomou que tomou conta de uma multidão que, vestida de verde, compareceu em peso para aclamar a verdadeira e precisa mudança. O recorde de público nesta convenção, demonstrou a mobilização e a participação ativa da população que quer escolher seu representante político que saiba administrar com responsabilidade, governando com o povo e para om povo”, afirmou Argemiro Pimentel, postulante à prefeitura

Estiveram presentes o pré-candidato a vice, Dr. Nerivaldo Lira, o deputado Cléber Chaparral, o secretário do Partido Republicanos, Carlos Costa (irmão do ministro Sílvio Costa Filho), autoridades locais e pré-candidatos a vereadores. O secretário Carlos Costa, justificou a “onda verde” como o verde da mudança. “É uma alegria muito grande, quando a gente vem para uma convenção de um homem de bem como Argemiro. A gente sai daqui animado, motivado e eu tenho certeza que Machados vai mudar. Para nós do Republicanos, é um privilégio ter Argemiro em nosso quadro. Porque é uma pessoa do bem e faz política com P maiúsculo, e uma pessoa muito determinada. Eu saio daqui muito impressionado com essa convenção e com a certeza de que Machados, no próximo dia 06 de outubro, elegerá o prefeito Argemiro Pimentel. ”, ressaltou Carlos Costa.




Essa “onda verde”, mencionada pelo secretário Carlos Costa, é uma metáfora para indicar a consciência social entre a população. Enquanto cantava-se repetidas diversas vezes o refrão a música Anunciação, de Alceu Valença, “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais...”, o alinhamento com os pré-candidatos a prefeito, a vice-prefeito e vereadores era apresentado pelo partido. A presença da imprensa foi perfeitamente notada.  Profissionais de imprensa de Nazaré da Mata, de Timbaúba, do Recife, de Limoeiro e região, cobriam o evento para os seus respectivos veículos de comunicação.

Carlos Costa, filho do suplente de senador Silvio Costa, irmão do deputado estadual João Paulo Costa e do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.


Notadamente, via-se uma verdadeira festa democrática, que se intensificou com a chegada do deputado estadual Cleber Chaparral, que foi prontamente cercado por profissionais de imprensa pela população presente. Na ocasião, Chaparral, do União Brasil, foi baste acalorado, reafirmando o seu apoio e compromisso com o partido e, principalmente com a candidatura de Pimentel. “Toda pesquisa que tem, seu Argemiro está na frente e isso impressiona mais ainda. O Doutor Nerivaldo (União Brasil) era o vice que Argemiro precisava, pois ele tem um amor muito grande por Machados. É um dos maiores advogados do Brasil. A vitória de seu Argemiro e Dr. Nerivaldo é uma vitória do povo de Machados. ”, declarou Chaparral.



O Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, também filiado ao Republicanos, devido a agenda de trabalho não pode estar presente no evento, mas mandou mensagem, que foi exibida no telão. “Machados vai voltar a crescer com Argemiro e Nerivaldo na prefeitura. ” Disse o ministro. E, por falar em crescimento, uma nova geração de pré-candidatas a vereadora marcou presença no evento. Entre elas, Thorlândia, 18 anos.  Conhecida por Nanda, a postulante é a mais jovem pré-candidata promete muito trabalho e atitude, além de levar uma voz jovem para a política local.

Texto e fotos da Assessoria

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Quadro político em Limoeiro definido

 

Foto: Erivaldo Carvalho 

Após a realização das convenções partidárias, Limoeiro já conhece quem serão seus dois candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereadores. Fala-se numa possibilidade de Isaac Manacés entrar como candidato pelo PSOL, mas ainda não se tem confirmação. 

O atual prefeito Orlando Jorge (Podemos) e o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel do Mercadinho (MDB) irão para a disputa nesse ano. Ambos compartilharam muitos momentos no mesmo grupo político por anos, liderado por Ricardo Teobaldo, entretanto, Daniel rompeu com Orlando e ingressou na fileira da oposição. 

Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima tenta a reeleição, e vai tentar quebrar um tabu: nas últimas duas eleições, o prefeito que estava na cadeira perdeu a eleição, acontecendo isso com Thiago Cavalcanti em 2016 e Joãozinho em 2020. O último a conseguir a reeleição foi Ricardo Teobaldo, em 2012, sendo o segundo prefeito reeleito da história - o primeiro foi Luís Heráclio, em 2000. 

Se Orlando vai tentar quebrar um tabu, um outro ele já quebrou: ele escolheu para vice justamente o atual ocupante do cargo, Zé de Nena. Essa foi a primeira vez que isso ocorreu em Limoeiro, pois desde 2000 - quando os prefeitos passaram a ter direito à reeleição -, eles partiram para segunda disputa com outro vice diferente do primeiro mandato: em 2000, Luís Heráclio substituiu Paulo Siqueira por Orlando Jorge, em 2012, Ricardo Teobaldo trocou Virgínia Aquino por Thiago Cavalcanti e em 2016, Joãozinho escolheu Luís Roberto no lugar de Marcelo Motta. Enquanto no caso de Ricardo foi por conta de força da lei eleitoral - Virgínia já vinha de outro mandato seguido de vice -, os outros dois foram por rompimento político mesmo. 

Orlando reuniu em seu palanque os partidos Podemos, PSDB, PSB, PT, Avante, Agir, União Brasil, e vai usar a mesma cor vermelha que o grupo sempre usa nas campanhas. Antes de ocupar atualmente o cargo de prefeito, Orlando foi vereador (1993-1996), vice-prefeito (2001-2004) e secretário de Saúde em Limoeiro (2009-2016) e Paudalho (2017-2020). 

Já Daniel do Mercadinho está em sua primeira disputa majoritária. Vereador por quatro mandatos, desde 2009, Daniel Paulo de Moura, desde 2023 é presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Limoeiro. Sua candidata a vice é Mirella Duarte, servidora do TJPE, neta do ex-prefeito Adauto Heráclio Duarte. 

Daniel tem apoio dos partidos MDB, Progressistas, PL e PDT, e vai usar a cor azul na campanha, cor essa que não era usada desde que Zé Higino disputou a eleição em 2008 contra Ricardo Teobaldo. Daniel é originário do Cedro e iniciou sua carreira política no começo da década de 2000, sendo eleito vereador em 2008 na condição de mais votado. Reeleito em 2012, 2016 e 2020, Daniel conseguiu a presidência da Câmara, sendo eleito em 2022. 

Quanto aos vereadores, dos atuais 15 vereadores, 13 vão disputar a reeleição: Zé Nilton, Robertinho Galvão, Beto de Washington, Zélia de Ribeiro do Mel, Hilton Arruda, Ronaldo Morais, Marquinhos Paz, Marcos Sérgio, Zózimo Albuquerque, Enildo do Sindicato, Inácio Filho e Juarez, pelo campo governista, e Zé Higino, pelo campo da oposição. Daniel do Mercadinho, como já dito acima, é candidato a prefeito e Neto Siqueira optou por não disputar a reeleição. 

Um outro detalhe que chama atenção agora é a ausência na disputa majoritária dos principais atores das eleições de 2020. Marcelo Motta é agora aliado de Orlando e candidato a vereador, Joãozinho não está participando das eleições e Rosejara Ramos também não é candidata a nada. 

Maduro e sua escalada autoritária

 

Para quem acha que homens arrogantes e prepotentes que pretendiam submeter seus povos a mão de ferro - tipo Stalin, Mussolini, Hitler, Mao, Fidel, Franco, Salázar ou Pinochet - é coisa do passado, vemos um claro exemplo na Venezuela nos dias atuais. Sedento de poder, Nicolás Maduro não deseja largar o osso. Juntamente com seus cúmplices, protagonizou uma das maiores fraudes na história das eleições venezuelanas, a mesma que ele tinha dito que "teria um banho de sangue" caso ele perdesse. 

Estranha o silêncio dos que aqui no Brasil se diziam defender a Democracia, e até rejeitaram votar no mandatário passado por conta desse motivo. Não justificando aqui a tentativa de golpe de estado que aqui ocorreu, mas o silêncio ensurdecedor do grupo é latente. Maduro submete o povo venezuelano, em nome do Comunismo, regime falido e destruidor que tem falsa promessa de Justiça Social, a uma destruição que parece não ter fim. 

Aqui no Brasil temos exemplos de pessoas que de lá vieram, e pedem esmolas pelas ruas da cidade - aqui mesmo em Limoeiro tem uma família venezuelana -, que deixaram sua nação por conta da crise humanitária que lá se instalou. Muitos deles desejam retornar à sua Pátria, mas não tem coragem de fazê-lo enquanto Maduro estiver no comando. 

Alguns que defendem-o alegam que ele está "protegendo a Venezuela do imperialismo dos Estados Unidos". O que eles parecem ignorar é que a Venezuela está submissa aos interesses da Rússia e da China, que inclusive são as maiores protetoras do regime. Ou o fato de China ser um país comunista e a Rússia ter um passado comunista não os torna imperialistas também?

Ser contra o projeto autoritário de Nicolas Maduro não tem nada a ver com ser de direita, de esquerda ou de centro. Tem a ver com ser HUMANO. 


sábado, 27 de julho de 2024

Sobre expectativa de grande público, REPUBLICANO, lança candidatura de Argemiro Pimentel para prefeito de Machados, neste domingo

Neste domingo de julho, dia 28, acontecerá a Convenção do Partido Republicanos no município de Machados. O nome de Argemiro Pimentel já é dado como certo para prefeito da cidade. A escolha, no entanto, tem movimentado a imprensa do Agreste, Mata Norte e alguns veículos até do Recife, que está se mobilizando para comparecer ao evento. O pré-candidato Argemiro Pimentel, tem recebido apoio de importantes lideranças locais e membros do partido, além de amigos e admiradores, que estão promovendo o que chamam de “Onda Verde” para fomentar o nome de Pimentel.

Para concorrer ao pleito de 2024, ou seja, nas próximas eleições municipais, os candidatos aos cargos de prefeito e de vereador precisam estar filiados a uma legenda política e ter sido aprovados em convenções partidárias.  Esses eventos reúnem os filiados a uma legenda para a escolha dos candidatos a uma eleição, e a aprovação de uma eventual coligação (união de dois ou mais partidos, a fim de disputarem eleições majoritárias).



A escolha de Pimentel como representante do Partido Republicanos em Machados, pode reforçar a importância da renovação e da busca por soluções eficazes para os desafios apresentados pela sociedade e traduzidos pelas pesquisas realizadas. Com apoio e confiança de lideranças locais, servidores de cargos comissionados da atual gestão, amigos, e da população, o candidato se coloca como uma opção sólida e comprometida com o progresso e o futuro de Machados.

Com relação a escolha do vice, foi divulgado nas redes sociais, com total aprovação. O nome do Doutor Nerivaldo Lira foi recebido com louvor.  Ele, que é natural de Machados e conhecedor dos problemas da cidade, pode ser fundamental para a o sucesso da administração municipal. De mãos dadas com Argemiro pretende assumir as responsabilidades que o cargo exige.

Em entrevista recente, o pré-candidato Pimentel, destacou a importância da participação popular na política e reafirmou seu compromisso com a transparência, a ética e a eficiência na gestão pública. "Machados precisa de um novo olhar, de uma gestão responsável e comprometida com o bem-estar de toda a comunidade. Estamos juntos nessa jornada e vamos trabalhar incansavelmente para transformar a nossa cidade", afirmou o pré-candidato.

A análise sobre a concorrência é uma prática essencial para entender o posicionamento de cada candidato.  É justamente do concorrente, a munição para que Argemiro Pimentel siga com a sua pré-candidatura de vento em polpa. Apurou-se, inclusive, que diversos personagens de cargos comissionados da atual gestão, pediram exoneração para apoiar Pimentel no pleito de 2024. Artistas e personalidades estão sendo aguardados para encorpar a onda verde.

Essa convenção, que acontece em Machadinhos, às 10 para as 4:00h da tarde, é consolidada como um momento de união e fortalecimento da candidatura de Argemiro Pimentel, que pretende dar um “banho” nos adversários com a sua “Onda Verde”, apoiado na credibilidade e na confiança que depositam nele.

Texto e fotos da assessoria 

 

Neto Siqueira anuncia que não disputará a reeleição

Foto reprodução E-Noticia Web TV

 Durante a convenção da oposição, o vereador Neto Siqueira anunciou que não vai disputar a reeleição para vereador em Limoeiro. O edil anunciou que vai se engajar na eleição de Daniel do Mercadinho para prefeito "como se fosse sua própria eleição".

A atitude de Neto Siqueira tem sido comum, tanto que nas últimas quatro eleições em Limoeiro, sempre algum vereador optou por não disputar a reeleição. Em 2012, Sylvia Arruda desistiu da reeleição. Em 2016, o mais surpreendente, que foi Zé Félix, por ter sido o vereador mais votado em 2012 e ter sido presidente da Câmara; em 2020, Batalha dos Mendes foi a desistente da vez.

Com essa decisão, ao menos duas novas vagas de vereador ficam abertas, já que 13 dos 15 disputam reeleição para vereador. Neto Siqueira, pela desistência, e Daniel do Mercadinho, por estar disputando a majoritária, não estão no páreo.

Convenção homologa candidatura de Daniel do Mercadinho

 

Diante de um Colombo lotado na noite desta sexta-feira (26), Daniel do Mercadinho foi homologado candidato a prefeito pelo MDB, tendo como vice Mirella Duarte, do Progressistas, além de vários candidatos a vereador por partidos como MDB, PL, PDT e Progressistas. 

Estiveram presentes na convenção o deputado estadual Henrique Queiroz Filho e a deputada federal Iza Arruda, que também transmitiram suas palavras de apoio a candidatura de Daniel. 





































A coligação, que se chama "Limoeiro para Todos", terá a participação de MDB, Progressistas, PL e PDT. Na ocasião, representantes dos partidos também estiveram dando suas palavras, sendo um destaque a fala do ex prefeito José Quirino. 

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Limoeiro estreia na Copa do Interior com derrota para o Timbaúba


 A seleção de Limoeiro estreou na noite desta quinta-feira (25) na Copa do Interior contra o Timbaúba. Entretanto, a seleção local não conseguiu um bom resultado, perdendo por 3x1 para a seleção visitante. 

Salada mista em Olinda: petista anuncia "bolsonarista comunista" como vice em sua chapa


Em Olinda, uma aliança inusitada está dando o que falar. Pré candidato a prefeito pelo PT, Vinícius Castello anunciou como vice em sua chapa o empresário Celso Muniz Filho, que está filiado ao PCdoB, mas até pouco tempo atrás, foi ativo na defesa de bandeiras bolsonaristas, sendo militante do movimento antivacina, inclusive. Na ocasião, ele estava filiado ao MDB. Foi parar no PCdoB por uma articulação do Renildo Calheiros.

Muitos políticos costumam buscar alianças com setores de pensamentos opostos aos seus, mas em Olinda muitos acreditam que o petista exagerou na dose. 

Morre J. Borges, Mestre da xilogravura


 José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges, morreu aos 88 anos em Bezerros, de causa não revelada. Mestre da arte da xilogravura, J. Borges também era Patrimônio Vivo de Pernambuco. Sua arte era conhecida em todo mundo. Os detalhes sobre velório e sepultamento ainda não foram revelados. Além de xilogravurista, também era cordelista e poeta. 

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Daniel participa de roda de conversa no Loteamento Santo Antônio


 O vereador Daniel do Mercadinho participou de uma roda de conversa no Loteamento Santo Antônio na noite desta quarta-feira (24). Pré candidato a prefeito, Daniel falou de suas propostas para a comunidade e para Limoeiro em geral. Na ocasião, ele ouviu algumas reivindicações da comunidade, além de serem tiradas algumas dúvidas. Houveram também pedidos da comunidade, além de questões locais, também para maior geração de empregos em Limoeiro e também pela realização de um concurso público, o que não ocorre há treze anos.







Daniel do Mercadinho se pronuncia pela primeira vez após as eleições

O vereador Daniel do Mercadinho (MDB) foi entrevistado na manhã desta quarta-feira (16) na Cultural FM. Foi a primeira entrevista do vereado...