terça-feira, 5 de julho de 2022

Henrique Filho fortalece pesca artesanal na Mata Norte e Agreste

 


O deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP) distribuiu mais de três mil alevinos de tilápia e tambaqui (filhotes de peixes) em barreiros e açudes dos municípios de Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Limoeiro e Tracunhaém. A ação ocorreu durante o último fim de semana, contemplando várias comunidades rurais. Depois de alguns meses, os peixes estarão prontos para pesca artesanal, seja para inserção na alimentação familiar ou para comercialização.


Em Limoeiro, barreiros dos sítios Jacaré e Guabirabinha receberam os alevinos. “Uma ajuda para nossos agricultores, disse Henrique ao realizar a entrega em Cachoeira do Cumbe, zona rural de Feira Nova. De acordo com o parlamentar, a distribuição partiu de articulação dele junto ao então secretário executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco, Humberto Arraes, recentemente nomeado para o cargo de secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.


Quanto tempo demora para um alevino de tilápia crescer? De acordo com o site Nutrição e Saúde Animal, a fase de recria e engorda pode durar de 4 a 8 meses, dependendo da partida do tamanho do alevino ou juvenil e o clima. As tilápias são abatidas com o peso entre 700g a 1kg, obtendo-se um ganho médio diário de peso de 4 a 5g. Já o ciclo do tambaqui pode durar de 8 a 12 meses, para despescar peixes de 1 a 2kg, e de 12 a 18 meses para despescar tambaquis com mais de 2kg.

Por Blog do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...