terça-feira, 25 de maio de 2021

Pandemia: a culpa é só dos políticos?

 

Atualmente, o Brasil vem contabilizando um alto número de casos e de óbitos por Covid-19, tornando-se juntamente com a Índia um dos epicentros atuais no mundo. Em número de casos, o Brasil é o terceiro, atrás de Estados Unidos e Índia, e bem na frente da França. Já em número de mortes, o Brasil é o segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos. Muito se fala do papel dos políticos nessa pandemia. Fala-se da omissão do Governo Federal e também sobre as restrições impostas pelos Governos Estaduais e Governos Municipais, o que segundo muitos reclamam, provoca uma crise econômica sem precedentes. 

Mas e o povo? Cada dia que se passa, vemos mais casos como o que aconteceu domingo no Redentor (foto) de pessoas que menosprezam a pandemia e fazem aglomerações, desrespeitando as normas sanitárias e o distanciamento social. Muitas nem usam máscara e passam longe de álcool. 

Quantos desses que fazendo isso, corre o risco de pegar a doença? E caso a pegue, mesmo que não sinta os sintomas, mas pode levar para alguém que ama, que mora em sua casa. O caso das UTI's no Estado está muito sério. Um ano se passou desde que o coronavírus chegou ao Brasil, mas ainda há pessoas que não levam a sério, que acreditam que tudo golpe, é fraudemia, é política. E o vírus segue vitimando as pessoas. Mesmo com a vacina, diga-se de passagem, isso porque no Brasil uma minoria da população foi vacinada, e esta ainda não chegou para todos. 

A ideia aqui é aconselhar a manter distanciamento, usar máscara, sair de casa só em caso de necessidade, usar álcool em gel, lavar as mãos... mas tem gente que fará ouvido de mercador. E estamos pagando um alto preço por isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quinta-feira - 18/04/2024

  A menos que aconteça alguma hecatombe, será muito difícil no Recife o atual prefeito João Campos (PSB) não ser reeleito. E provavelmente n...