O Supremo Tribunal Federal marcou um novo julgamento sobre o Campeonato Brasileiro de 1987. O Flamengo novamente entrou com recurso, não só pelo título, mas pela Taça das Bolinhas, ao qual o clube carioca alega ter direito sobre ela desde 1992. Será entre os dias 10 e 17 de maio. A informação é do site Metrópoles. Vão votar no julgamento Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Edson Facchin, Nunes Marques e André Mendonça. A sessão será no formato virtual.
Vale ressaltar que o julgamento não coloca em xeque o título do Sport Recife, que já foi reconhecido. O Flamengo quer ser reconhecido também como vencedor daquela edição. Mas um terceiro time está no julgamento: o São Paulo, detentor da Taça das Bolinhas.
A Taça das Bolinhas foi criada na década de 70, para ser dado ao primeiro clube que conseguisse ser penta campeão brasileiro alternadamente ou fosse tricampeão de forma consecutiva. Caso o Flamengo viesse a ser reconhecido como campeão de 1987, ele teria direito a essa taça, já que ele venceu em 1980, 1982 e 1983, e teria sido penta em 1992. O São Paulo, por sua vez, tornou-se penta em 2007, após vencer os torneios de 1977, 1986, 1991 e 2006.
Em todas as instâncias, o Sport já foi declarado como único campeão brasileiro de 1987.
Entenda a polêmica
Após a CBF declarar que não podia organizar o Campeonato em 1987, os treze clubes mais populares da época - Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Bahia - fundaram o Clube dos 13, e organizaram um campeonato entre eles e três convidados - Goiás, Coritiba e Santa Cruz.
Como o novo torneio, batizado de Copa União, não respeitou critérios técnicos - Botafogo e Coritiba, rebaixados em 1986, estavam nesse torneio, enquanto o vice-campeão Guarani e quarto colocado de 1986, América/RJ. estavam fora -, os clubes excluídos recorreram à CBF para terem o direito de disputar um campeonato. Entre esses clubes estavam Guarani, Sport, Vitória, Atlético Paranaense, Criciúma, Bangu (vice campeão brasileiro de 1985), Náutico, América, entre outros.
Um acordo foi feito para a realização de dois módulos, e um cruzamento entre os dois primeiros de cada módulo para definir o campeão brasileiro, sendo assinado pelo Eurico Miranda, representante do C-13 na época. O Flamengo foi campeão do módulo Verde (Copa União, do Clube dos 13), tendo Internacional como vice, enquanto Sport venceu o módulo Amarelo (Copa Brasil, da CBF), tendo Guarani como vice, e os quatro clubes ganharam o direito de disputar o quadrangular final. Mas Flamengo e Internacional boicotaram o quadrangular, perdendo seus jogos por WO, e Sport e Guarani foram para final, sendo 1x1 em Campinas e 1x0 no Recife para o Leão. Sport e Guarani foram os representantes do Brasil na Taça Libertadores da América em 1988. Desde então, o Flamengo luta para ser reconhecido como campeão brasileiro por ter vencido seu módulo, enquanto o regulamento estabelecia o cruzamento final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário