Em um mundo cada vez mais globalizado, aprender um idioma estrangeiro torna-se cada vez mais necessário e indispensável. Mas na hora que se escolhe qual idioma deseja aprender, a grande maioria dos brasileiros nutrem preferência pelo Inglês e pelo Espanhol. Tais preferências não são à toa. A primeira é uma língua global, também falada na maior potência do presente - Estados Unidos - e do passado - Inglaterra -. Já a segunda é o idioma falado em quase todos os países da América Latina, sendo o idioma de 9 entre 12 países aqui na América do Sul - apenas Brasil, Guiana e Suriname não falam espanhol.
Mas será que é necessário aprender outros idiomas? A resposta é sim. Cada idioma carrega uma história, não só de seu país de origem, como influenciou outras culturas.
Começando pelo idioma Alemão, um outro idioma germânico, assim como o inglês, é conhecido como o "idioma das oportunidades", já que não faltam empregos em países que falam o idioma, como Alemanha, Suíça e Áustria - Alemanha, por exemplo, necessita de mão de obra estrangeira, e o conhecimento básico do Alemão é de grande importância -. O Alemão ainda é o idioma falado por grandes gênios, como Beethoven e Eisntein.
Vamos para o Italiano, um outro idioma latino. Italiano é falado apenas na Itália, San Marino e Vaticano, mas o idioma acabou se espalhando para o mundo através dos imigrantes, inclusive aqui no Brasil, sendo que temos várias palavras em português que tiveram origem no italiano.
O Francês, por sua vez, também de origem latina, é um idioma carregado de romantismo, histórias do passado, além de termos um vizinho que fala esse idioma - Guiana Francesa, um departamento da França. Outros idiomas europeus importantes são Holandês - lembram que holandeses ocuparam Bahia e Pernambuco? -, Irlandês, os idiomas nórdicos e eslavos...
Nos tempos atuais, a Ásia vem também oferecendo idiomas de oportunidades, como o Mandarim - presente na segunda maior economia do mundo, a China -, além de Japonês, Coreano, Russo, Árabe e Hebraico - esse idioma é indispensável pra quem deseja conhecer a Bíblia no Antigo Testamento -, além de Turco e Grego - idioma no qual foi escrito o Novo Testamento.
Como se vê, não faltam motivos para se aprender outras línguas, além do Inglês e do Espanhol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário