quinta-feira, 27 de julho de 2023

Limoeiro completa 212 anos

 

Limoeiro completa 212 anos de história rica e tradicional no estado de Pernambuco. Por muitos anos, comemoramos a data de emancipação no dia 06 de abril, data que em 1893, assumia o primeiro prefeito da cidade, o Comendador Pestana. Mas a data real de 27 de julho de 1811 foi quando Limoeiro, ao lado de Paudalho, Vitória de Santo Antão e Cabo de Santo Agostinho, ganhou autonomia política. Como essa situação só foi revertida em há poucos anos, os 200 anos de Limoeiro completados em 2011 meio que acabou passando em branco. 

Limoeiro já foi a terceira cidade do interior de Pernambuco, rivalizando com Caruaru e Garanhuns, hoje metrópoles do Agreste. Infelizmente, Limoeiro acabou decaindo em desenvolvimento, enquanto as duas cidades acima citadas cresceram e se expandiram, com influência até em estados vizinhos. O grande desafio da Princesa do Capibaribe hoje é recuperar sua posição, senão de terceiro lugar, já que temos hoje outras cidades de grande importância como Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe e Serra Talhada, mas ao menos chegarmos perto dessas cidades de grande porte. 

Limoeiro, que se desmembrou de Igarassu, tinha um território grande, que alcançava a divisa com a Paraíba. Bom Jardim e Taquaritinga do Norte foram os dois primeiros municípios a se desmembrarem de Limoeiro, sendo Cumaru e Passira as filhas mais novas. O território de Limoeiro abrangia os atuais municípios de Limoeiro, Machados, Orobó, Bom Jardim, João Alfredo, Salgadinho, Passira, Cumaru, Surubim, Vertente do Lério, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Taquaritinga do Norte, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. 

Aqui, nós do Notícias Net PE parabenizamos Limoeiro por mais um ano de vida, fazendo votos de prosperidade e desenvolvimento. PARABÉNS, LIMOEIRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confirmadas as atrações do Bloco do Zé

 A espera chegou ao fim e as atrações do Bloco do Zé foram confirmadas. Além do Trio Asas da América e Bia Villa Chan, outra grande atração ...