quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Daniel do Mercadinho se pronuncia pela primeira vez após as eleições


O vereador Daniel do Mercadinho (MDB) foi entrevistado na manhã desta quarta-feira (16) na Cultural FM. Foi a primeira entrevista do vereador após a eleição municipal, ocorrida no último dia 6. Daniel obteve 10.292 votos, mas não se elegeu, perdendo para o atual prefeito Orlando Jorge (Podemos). 

O candidato justificou a sua ausência após o pleito pelo fato de estar se recuperando de uma virose. Questionado pelo radialista Gonçalves Filho sobre o que achou do resultado do pleito, Daniel ressaltou que fez campanha com pé no chão, sem dinheiro, com propostas, e destacou a parceria de Mirella Duarte, que foi sua candidata a vice. "Tivemos 10.292 votos na raça, na garra. Não é fácil brigar contra  a máquina, e em Limoeiro, muita gente depende de contratos de Prefeitura, os empregos são poucos". 

Quanto ao seu futuro político, Daniel ressalta que encerra seu mandato como presidente da Câmara e como vereador em dezembro, e destacou melhorias feitas na Casa durante sua gestão. Daniel reafirmou ainda sua parceria com a deputada federal Iza Arruda (MDB) e com o deputado estadual Henrique Filho (PP), ressaltou que segue na oposição e não descartou uma nova candidatura a prefeito. 

No final, Daniel agradeceu a todos que participaram da campanha e aos que lhe confiaram o voto. 

domingo, 13 de outubro de 2024

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Fenômeno politico em eleições recentes, Marcelo Motta não se elege vereador

 


O ex vice prefeito Marcelo Motta (Avante), que foi candidato a prefeito em 2020, obtendo mais de 10 mil votos, não conseguiu se eleger vereador nesta eleição. Obtendo 904 votos, Marcelo sequer conseguiu a suplência. Muitos comentários se dão conta de que Marcelo Motta cometeu um erro político ao se aliar ao atual prefeito, que o derrotou em 2020, pois Marcelo seria a bola da vez nas oposições nas eleições deste ano. Agora, uma ascenção política que vinha acontecendo parece ter parado. 904 votos seria uma votação razoável para um novato, mas para alguém que foi vice prefeito, candidato a prefeito competitivo e candidato a deputado federal, o desempenho foi piifio. Fica agora a expectativa de como será o futuro político de Marcelo Motta.

domingo, 6 de outubro de 2024

Orlando Jorge é reeleito prefeito em Limoeiro; confira os vereadores eleitos

 

O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge (Podemos), conquistou a reeleição em Limoeiro, obtendo 24.898 votos (70,06%). O vereador Daniel do Mercadinho (MDB) obteve 10.292 votos (28,96%). O terceiro colocado, Isaac do Ônibus (PSOL), teve 348 votos (0,98%). Votos brancos: 805 (2,11%); Votos Nulos: 1.787 (4,96%). A abstenção foi de 7.424 votos. Um dado curioso é que os votos brancos, os votos nulos e as abstenções foram maiores do que os votos do candidato Isaac. O vice-prefeito eleito é Zé de Nena, que ganha seu segundo mandato consecutivo. 

Quanto à Câmara Municipal, dos atuais 15 vereadores, 9 foram reeleitos, e 6 serão novatos. Não estarão na Câmara a partir de 2025 Daniel do Mercadinho (que foi candidato a prefeito), Neto Siqueira (desistente), Inácio Filho, Marcos Sérgio, Hilton Arruda e Enildo do Sindicato (não foram reeleitos). 

Permanecem na Câmara: Juarez, Zózimo, Ronaldo Morais, Zé Nilton, Zé Higino, Zélia de Ribeiro do Mel, Beto de Washington, Robertinho Galvão e Marquinhos Paz. Entram: Biu Moura, Zezinho da Saúde, Jaciel do Parque, Fagner Russo, Bau da Capoeira e Nildo Seráfico. Desses, Jaciel e Bau já foram vereadores, e os demais terão seu primeiro mandato. 

A Situação fez 12 vereadores, e a Oposição fez 3 vereadores, que são Zé Higino, Biu Moura e Nildo do Seráfico. Confira as votações dos vereadores eleitos:

Juarez de Convales - 1.803

Jaciel do Parque - 1.786

Biu Moura - 1.669

Zezinho da Saúde - 1.662

Ronaldo Morais - 1.522

Fagner Russo - 1.426

Zélia de Ribeiro do Mel - 1.302 

Zé Nilton - 1.278

Beto de Washington - 1.245

Zé Higino - 1.222

Nildo do Seráfico - 1.197

Marquinhos Paz - 1.130 

Robertinho Galvão - 1.122

Bau da Capoeira - 1.074

Zózimo Albuquerque - 872 


terça-feira, 1 de outubro de 2024

Justiça Eleitoral pede vista ao Ministério Público sobre pedido de cassação de candidatura de Juarez da Banana, gerando incerteza em Machados

Atual prefeito de Machados poderá ter registro de candidatura impugnada.



Atual prefeito de Machados Juarez Rodrigues, conhecido por Juarez da Banana, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que está concorrendo à reeleição, teve pedido de cassação da sua candidatura. O processo já segue com vista ao Ministério Público. No dia 02/09/2024, foi dada entrada neste processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com a alegação de abuso de poder político/autoridade. 

Segundo consta nos autos, a coligação “Com Deus e Com o Povo, Machados Voltará a Crescer de Novo”, fez o pedido a justiça na 88ª Zona Eleitoral de João Alfredo, que tem origem no município de Machados. Constam no processo excessivos gastos da atual gestão, com suspeita para tempo pré-campanha e campanha eleitoral, ainda segundo informações contidas no Portal da Transparência, gerando dúvidas e surpresas. Segundo as informações, ele também teria pago o transporte escolar durante as férias de Janeiro, e dobrou o pagamento do transporte escolar durante as férias de Julho.

O Poder Judiciário já pediu vista ao Ministério Público Eleitoral-MPE, que poderá pedir investigação. Com o acesso da imprensa, no pedido de vista ao MPE, de número 0600097-58.2024.6.17.0088, o suposto réu, está sendo acusado de cometer atos que não condizem com o processo eleitoral vigente. A Ação Judicial poderá ser julgada a qualquer momento.



Conseqüências

Havendo de fato a impugnação da candidatura de Juarez da Banana, Machados e a região do Agreste Setentrional de Pernambuco, viverá algo inédito na política daquela localidade, um verdadeiro escândalo em uma cidade de pequeno porte com uma população de baixa renda. Populares já comentam sobre a possibilidade de votar em alguém que pode ser eleito e não assumir. 

Com indícios e suspeitas de corrupção na atual gestão, a população machadense passa a ter dúvidas e incertezas nesta reta final de campanha, se é confiável continuar sendo gerida por um gestor supostamente ficha suja.  A imprensa continua acompanhando as eleições em todo país e trazendo informações ao publico.

Daniel do Mercadinho se pronuncia pela primeira vez após as eleições

O vereador Daniel do Mercadinho (MDB) foi entrevistado na manhã desta quarta-feira (16) na Cultural FM. Foi a primeira entrevista do vereado...