segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Museu do Mamulengo de Glória do Goitá ganhará nova exposição

Foto | Pablo Dantas - Divulgação

O Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE) é o principal mecanismo de fomento e difusão da produção cultural no Estado de Pernambuco, e está inserido no Sistema de Incentivo à Cultura (SIC-PE). Instituído pelo Governo de Pernambuco em 2002, tendo seu primeiro edital lançado em 2003, o Funcultura vai completar 20 anos, colaborando com inúmeras atividades em todo o estado.

 

O Museu do Mamulengo de Glória do Goitá também vai completar 20 anos de fundação, assim como a instituição que o administra: Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá. E o que o Funcultura tem a ver com o Museu? Pois, bem! O museu gloriense tem uma atuante equipe de produtores e, desde 2017, acessa o Fundo regularmente, apresentando propostas de grande alcance e obtendo resultados muito positivos.

 

A novidade desta última edição do Funcultura foi a aprovação do Projeto Expográfico do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá no valor de R$ 175 mil. Este projeto, que é do museólogo e produtor Gilvanildo Ferreira, irá executar a revitalização expográfica do Museu. A atual é acometida por um anseio, advinda dos membros da instituição, de requalificação da sua narrativa e da atualização estrutural (suportes de exposição, linguagem gráfica e ampliação das ações educativas e culturais).

 

“No ano em que o Museu do Mamulengo completa 20 anos de prestação de serviços, este projeto é um presente para todos nós que fazemos parte do equipamento cultural, e a realização de um antigo sonho meu”, disse Gilvanildo Ferreira, que além de museólogo, é mestre e doutorando em Antropologia pela UFPE. Ele tem desenvolvido ações importantes no setor, como, por exemplo, o Fórum de Museus Independentes de Pernambuco - FOMIPE.

 

O objetivo do Projeto expográfico do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá é potencializar a visibilidade da expografia do espaço, explorando todos os aspectos que possam viabilizar a compreensão do público visitante, exibindo, com clareza, a proposta da ação educativa e cultural da exposição, além de fomentar o interesse sobre a tradição do mamulengo no próprio munícipio, conhecido como a Terra do Mamulengo, e em outros que ficam na região.


A equipe do projeto, em parte, é composta por Gilvanildo Ferreira (coordenador geral); Polly Cavalcanti (museóloga); Letícia Bombonati (design gráfico); Elaine Muller (consultora em expografia) e Pablo Dantas (produtor executivo). Certamente, em 2023, muito há de se comemorar. O Museu do Mamulengo é uma instituição importante e, pelo trabalho que desenvolve, merece todo o investimento público que vem recebendo do Estado de Pernambuco. 

Blog do Agreste

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quinta-feira - 18/04/2024

  A menos que aconteça alguma hecatombe, será muito difícil no Recife o atual prefeito João Campos (PSB) não ser reeleito. E provavelmente n...