quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

VERGONHA: UMA VIRADA DE MESA PODE ESTAR PRA ACONTECER

Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, o Fluminense venceu o Bahia na Fonte Nova por 2x1, de virada, mas não foi o suficiente para se salvar do rebaixamento, pois o tricolor do Rio precisava vencer e torcer para que Coritiba e Vasco perdessem seus jogos. O Vasco levou 5x1 do Atlético-PR, mas o Coritiba venceu o São Paulo, e condenou o campeão brasileiro de 2012 ao rebaixamento.

Acabou? Não! Surgiu então, uma novidade: a Portuguesa, que encerrou o campeonato com 48 pontos e se safou da queda, teria escalado irregularmente um jogador. Claro que a CBF (cuja sede é no Rio de Janeiro, cidade do Fluminense), denunciou a Lusa e o caso vai a julgamento. Caso perca, a Portuguesa perde pontos e será rebaixada à Série B, e o Fluminense se salva.

A Portuguesa errou? Pode ter errado, sim. Mas sabemos que o Fluminense tem um terrível histórico quando se trata de tapetão. Em 1996, Fluminense foi rebaixado, mas foi beneficiado por um escândalo que na época, envolveu Corinthians e Atlético-PR. Se perdesse pontos, o time paulista seria rebaixado. Então a CBF decidiu aumentar na época de 24 para 26 o número de clubes para a Série A de 1997, não rebaixando ninguém e incluindo os que subiram da Série B naquele ano, o União São João e o América-RN.

Em 1997, o Fluminense foi novamente rebaixado, se tornando o primeiro clube a cair dois anos seguidos da Série A pra B. Como não teve jeito, o Tricolor teve que disputar a Segundona em 1998. Esperado para ser o campeão naquela edição, o Fluminense decepcionou e caiu para a Série C.

Em 1999, o Fluminense foi o campeão da Série C, e subiu para a B junto com o São Raimundo de Manaus. Era para disputar a Série B em 2000. Era. Acontece que todo o problema envolvendo o Gama e a CBF naquela temporada fez com que a CBF desistisse de organizar o campeonato em 2000, substituindo pela Copa João Havelange, que ficaria a cargo do Clube dos Treze. Como o Fluminense era membro da entidade, foi logo promovido à Primeirona, o que também beneficiou o Náutico, que apenas terceiro colocado na Série C (naquela época, subiam apenas dois times, e não quatro, como hoje), conseguiu uma vaga na Série B.

Desde 2001, não houve mais viradas de mesa, mas agora, há um perigo disso acontecer. Se o Fluminense, juntamente com o Vasco, continuar na Série B, o Rio de Janeiro tem apenas dois representantes na elite em 2014, ano da Copa do Mundo do Brasil: o Flamengo e o Botafogo. O Rio, inclusive, terá menos representantes que o estado de Santa Catarina, que terá três clubes: Criciúma, Figueirense e Chapecoense.

Esperamos que a desonestidade não impere novamente, como imperou nas décadas de 70, 80 e 90. O Bom Senso FC deve se pronunciar a respeito disso. Dentro de campo, o Fluminense mereceu cair e deve disputar a Série B. Não pode, por meios jurídicos, tentar desesperadamente ficar na elite. Muitos torcedores que poderiam até simpatizar com o Tricolor das Laranjeiras acabam detestando o mesmo por causa de tanta virada de mesa a seu favor. Nem mesmo o Flamengo, considerado um dos mais desonestos do país, teve tanto tapetão a seu favor.

Em tempo: se a Portuguesa errou e deve ser punida com o rebaixamento, mais justo seria substituí-la pelo quinto colocado da Série B 2013. Mas o problema é que esse time foi o Icasa de Juazeiro do Norte, Ceará, time do Nordeste. A Globo e a CBF nunca iriam preferir o Icasa ao Fluminense na Série A...

Algumas perguntas importantes: Se o Fluminense tivesse escapado da queda, ele estaria tão preocupado com a Portuguesa? Se dos rebaixados não houvesse nenhum clube grande, estaria acontecendo toda essa confusão? Se o Fluminense fosse o quinto colocado da Série B em 2013, não fariam dessa forma como eu sugestionei acima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quarta-feira tem amistoso na AABV

 Haverá um amistoso nessa quarta feira dia 01/05/2024 às 08:00 da manhã na AABB em mini Campo, em homenagem ao saudoso Nena Barbosa, contamo...