domingo, 29 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013 - FATOS QUE MARCARAM LIMOEIRO

Foto de Jair Ferreira - posse de Ricardo Teobaldo no dia 01 de janeiro.
O ano de 2013 vai se despedindo de todos, e deixando para 2014, muitas expectativas. O que será do próximo ano? Vamos relembrar em poucas linhas alguns fatos do ano que está terminando que marcaram Limoeiro e região.
Ricardo Teobaldo e Zé Nilton - antes aliados, agora adversários.


Na área da política, tivemos um ano muito agitado e cheio de rompimentos e troca-troca partidários. Em Limoeiro, o prefeito Ricardo Teobaldo e o vice Thiago Cavalcanti tomaram posse, com 11 vereadores na base aliada e apenas dois de oposição. O vereador mais votado da eleição passada, Zé Félix, passou a ser o novo Presidente da Casa Professor Agripino de Almeida. Mas os problemas surgiriam logo em seguida. O vereador Zé Nilton, antes aliado de Ricardo, e na época, filiado ao PTB, passou a atacar a administração, apontando os erros da mesma. Zé Nilton desligou-se do grupo político de Ricardo e passou a apoiar deputado estadual Henrique Queiroz, que será candidato a reeleição no próximo ano. Pouco tempo depois, o vereador Bau da Capoeira também rompeu com a gestão ao declarar que não votaria em José Humberto (PTB) para deputado estadual.
Zé Nilton passou a apoiar Guerra e Henrique.

Agora, com quatro na oposição e nove na situação, a prefeitura teria um pouco mais de dificuldades para aprovar projetos. Mas ainda viriam mais problemas. Ricardo Teobaldo anunciou em setembro a sua saída do PSDB e sua filiação ao PTB. Com isso, o deputado federal Sérgio Guerra, aliado de Ricardo há anos, desligou-se dele. Segundo alguns interlocutores, Sérgio ainda nutria esperanças de que Ricardo não saísse candidato a deputado federal em 2014 e tivesse o apoio dele. Com isso, o vereador Zé Nilton uniu-se a Sérgio Guerra e anunciou que o apoiará no próximo ano, fazendo uma dobradinha com Henrique Queiroz.
Ricardo Teobaldo saiu do PSDB e se filiou ao PTB em setembro.
Zé Nilton se filiou ao Solidariedade em outubro.

O vereador Zé Nilton também saiu do PTB e se filiou em outubro ao Solidariedade, novo partido fundado por Paulinho da Força e comandado em Pernambuco pelo deputado federal, ex-DEM Augusto Coutinho. No começo de novembro, outra novidade na política: o vereador Manoel do Sindicato rompeu com a administração. Mas o rompimento durou só pouco mais de um mês. Voltou para a base governista em dezembro.

No início de novembro, outro grande nome da política limoeirense, Joãozinho (PSB) anunciou quem apoiará para deputado federal: o prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, seu correligionário. O anúncio foi feito durante evento no Colombo. Joãozinho ainda pode ser candidato a estadual.
Vice-prefeito saiu do PSDB e se filiou ao PROS.

Por fim, o ano termina com mais uma novidade: o vice-prefeito Thiago Cavalcanti e mais os vereadores da base aliada, no total de nove, se filiaram ao PROS, algo jamais visto na história da cidade. Com essa nova composição, o PROS passa a ter 9 vereadores; DEM, 1 vereador; PP, 1 vereador; Solidariedade, 1 vereador; e PTB, 1 vereador.

A base governista perdeu o PSDB, que saiu das mãos do secretário de Saúde Orlando Jorge, e passou para as mãos de Gustavo Cavalcante, irmão de Zé Nilton. E ainda há uma incerteza quanto ao PT, que vive problemas internos. O blog LIMOEIRO NEWS chegou a abordar em uma matéria o problema relacionado aos dois partidos. O PSDB já tomou sua decisão, enquanto o PT é ainda uma incógnita.
Carlos Eduardo Pereira lançou Uma Breve História de Limoeiro
Joaquim Avelino lançou o livro sobre INSS

Nesse ano de 2013, na Literatura, Limoeiro assistiu ao lançamento de dois livros: em maio, foi lançado o livro UMA BREVE HISTÓRIA DE LIMOEIRO, de Carlos Pereira, grande sucesso de vendas. O livro conta a história do município desde o começo até aos dias atuais. Seis meses depois, Joaquim Avelino de Souza, grande e conceituado advogado, lançou o livro PREVIDENCIÁRIO INSS FÁCIL, onde tira várias dúvidas sobre INSS; São dois livros de grande utilidade e que o próprio blog LIMOEIRO NEWS recomenda aos que gostam de ler. Vale a pena.
Café Literário durante Fliporto em Olinda.

Também no mundo da literatura, tivemos o crescimento do Café Literário. Escritores e poetas, além dos que amam Literatura, se reúnem todas as quintas à noite na Biblioteca Pública Municipal. O Café Literário trouxe a Limoeiro grandes eventos, como o Quinta do Conhecimento e o Poesia Agosto.

Valdenes Guilherme foi um dos blogueiros premiados pela AMAPAT.
Os blogs também passaram a ser mais valorizados na cidade. Na premiação da ACIL, realizado no dia 7 de dezembro, foi pela primeira vez, premiado um blog com prêmio destaque. O blog Limoeiro em Foco, de José Wilker, foi o contemplado. No dia seguinte, outros blogs foram agraciados com o Prêmio da AMAPAT, Associação Mão Amiga Para Todos, de Inácio Filho. Foram premiados os blog LIMOEIRO NEWS (Valdenes Guilherme), Folha de Limoeiro (Jair Ferreira), Coisas da Vida (Márcio Wanderley), Meta Bronca (Poline Silva), Interativo Notícias (João Victor Viana), Blog do Agreste (Alfredo Neto), Giro das Notícias (Lucas Chagas) e Blog do Gilson (Gilson Andrade).

Nos esportes, passamos perto, batemos na trave. O Centro Limoeirense empolgou, empolgou. Contratou Carlinhos Bala e Rosembrick. Mas mais uma vez, em pleno ano do centenário, o Centro foi castigado. Após fazer bonito durante toda a primeira fase, no mata-mata, fez feio. Foi eliminado pelo time do Olinda, algo que revoltou a torcida. Alguns dias depois, houve até mesmo um ato de vandalismo na sede do clube. Fotos de ex-presidentes foram atiradas ao chão. Até quando? O Campeonato de 2014 já começou, e o Centro... FORA. Enquanto isso, a Copa da Juventude teve sua exta edição realizada, tendo como campeã a equipe da Cohab / Banorte.
VI Copa da Juventude realizada com sucesso. Cohab Banorte venceu o torneio.
Kátia Rodrigues é a nova gerente da Rádio Jornal Limoeiro.

Que tal irmos agora para o mundo do rádio? Esse ano, uma das grandes novidades do mundo radiofônico foi a contratação de Kátia Rodrigues para o cargo de gerente da emissora Rádio Jornal Limoeiro. O locutor Sérgio e Silva viveu esse ano indas e vindas por outras rádios, chegando até mesmo a tirar as férias de Carlos Alfeu, mas iniciou e terminou o ano na 107 FM. A Cultural FM continua no seu caminho de sucesso, com grandes nomes como Alfredo Neto, Gonçalves Filho, Lisa Melo, Jairo Vasconcelos e Sérgio Baracho. O destaque desse ano fica por conta do programa É Preciso Saber, comandado por Jotta Júnior, sucesso de público e de crítica.

Na área policial, Limoeiro andou sossegada sem homicídios, mas nesses últimos dias do ano, tivemos, infelizmente, alguns homicídios. Este ano também tivemos um estuprador que aterrorizou a cidade durante alguns dias, na metade do ano, e que foi preso na cidade de Carpina, após longa caça. No fim do ano, a sede da Prefeitura de Limoeiro foi alvo de arrombamento.

Até na tecnologia tivemos novidades. O Google Maps passou a mostrar a área territorial de Limoeiro, algo que antes não acontecia, só no Nokia Maps. Os cristãos evangélicos também ganharam um presente: A prefeitura assinou o decreto que instala o Dia da Bíblia, a ser comemorado anualmente no mês de dezembro. Esse ano, no dia 27 de dezembro, tivemos um show da cantora gospel Mariana Valadão.
Mariana Valadão encantou o público com suas canções gospel no último dia 27


Ivete Sangalo foi a grande atração do São João em Limoeiro em 2013.
As festas também sofreram modificações. Por exemplo, o São João passou a ser comemorado no Parque de Exposições de Animais, pois foi proibido pela Justiça de continuar na Praça da Bandeira. A grande atração no São João 2013 foi a cantora Ivete Sangalo. O São João de Limoeiro recebe também verbas da Fundarpe, já que é um dos pólos do estado.O Micaeiro, após longa polêmica, foi realizado na Avenida Severino Pinheiro, sem atrações de peso.

Houveram mudanças também na administração municipal. Com relação à equipe que tomou posse em 2013, três mudanças foram registradas: No primeiro escalão, Marcelo Gomes deixou a Secretaria de Administração e em seu lugar assumiu o vice-prefeito Thiago. Já na diretoria de Imprensa, saiu Alfredo Neto e entrou Erivaldo Carvalho. E no Limoprev, saiu José Xavier Quirino e entrou Virgínia Aquino. Esse ano, a Prefeitura inaugurou novas praças e calçou novas ruas. Algumas estão ainda em andamento. O secretário de Turismo, André Quirino, foi eleito o presidente da ASTUR-PE.
O que aconteceu em Recife se repetiu em Bom Jardim...

Na região, foram registrados vários rompimentos políticos. Em Orobó, o vice Dui do Bujão rompeu com o prefeito Cléber Chaparral. Já em Bom Jardim, o prefeito Miguel afastou-se do ex-prefeito João Lira, seu ex-padrinho político. Em Carpina, o prefeito Carlinhos do Moinho rompeu com muitos daqueles que o ajudaram a se eleger em 2012, como o deputado estadual Antônio Moraes e a família Lapa. 

Tivemos vários outros fatos relevantes. Mas qual a lição que 2013 deixa? O que aprendemos para acertarmos e não errarmos em 2014? Cabe uma reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quarta-feira tem amistoso na AABV

 Haverá um amistoso nessa quarta feira dia 01/05/2024 às 08:00 da manhã na AABB em mini Campo, em homenagem ao saudoso Nena Barbosa, contamo...