sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Peça premiada, Sebastiana e Severina chega no Centro de Criação Galpão das Artes



Peça premiada, Sebastiana e Severina circula pelo interior de PETracunhaém, Limoeiro, Lagoa do Carro e Passira recebem montagem já em agosto
Depois de passar pela Paraíba e por Portugal, além de receber, em 2016, nove prêmios no 22° Janeiro de Grandes Espetáculos, a montagem “Sebastiana e Severina” inicia circulação pelo interior de Pernambuco passando por 10 cidades (Tracunhaém, Limoeiro, Lagoa do Carro, Passira, Bezerros, Caruaru, Arcoverde, Sertânia, Triunfo e São José do Egito), a partir do mês de agosto. Contemplada pelo Funcultura 2017, a peça é uma adaptação do livro homônimo do pernambucano André Neves, um dos mais renomados ilustradores de literatura infantil e juvenil da atualidade.
Para começar a temporada de circulação, o espetáculo será apresentado nos dias 15, 17, 18 e 20 de agosto respectivamente nas cidades de Tracunhaém, Limoeiro, Lagoa do Carro e Passira. Bezerros, Caruaru, Arcoverde, Sertânia e Triunfo recebem Sebastiana e Severina em setembro; e finalizando a viagem, a montagem será encenada em São José do Egito, em janeiro, durante o Festival do Louro, onde o coletivo também apresenta o espetáculo Pajeú das Flores. “EssaA história de Sebastiana e Severina fala sobre o povo do interior e vamos conseguir levar ela até lá. É uma viagem de volta. O espetáculo começou na capital, no Recife, e vai voltando agora para o sertão”, conta o diretor Cláudio Lira, natural de São José do Egito. As apresentações serão gratuitas e contam com tradução em libras.
Indicada para todas as idades, a peça tem música ao vivo e relata a história de duas rendeiras de Umbuzeiro (PB), que mesmo sem o frescor da juventude ainda sonham em encontrar um príncipe encantado. Com a chegada do forasteiro Chico à cidade, Sebastiana e Severina cantam, produzem a renda mais bonita, recorrem até ao feitiço do amor e acabam, através dele, descobrindo o valor da amizade. Com toda a poesia que cabe às rimas e prosas da gente do interior, e assim como no livro – carregado do repente, cordéis e loas contados e cantados pela tradição popular nordestina -, o espetáculo convida o público a conhecer e se encantar com os festejos ao padroeiro da cidade de Umbuzeiro.
Com direção de arte de Marcondes Lima, cenário e figurino são ricos em detalhes para manifestar ainda mais esse imaginário popular. O elenco formado por Célia Regina, Zuleika Ferreira, Luiz Manuel e Davison Wescley conta essa história através de um processo narrativo que se transforma ao longo da peça: os artistas ora interpretam as personagens e ora voltam a si, como também narram e manipulam bonecos. 

Serviço:

Limoeiro

17 de agosto, às 9h ( entrada com doação de leite em pó )
*Apresentação extra às 20h ( no valor de R$ 12,00 - preço único )

Centro de Criação Galpão das Artes, na rua Vigário Joaquim Pinto, nº 465, no centro de Limoeiro- PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presidência retira do ar vídeo de Lula pedindo voto a Boulos durante ato em São Paulo

  A Presidência da República retirou do Youtube o vídeo da transmissão do ato ocorrido em São Paulo, onde o presidente Lula (PT) chegou a pe...