sábado, 26 de janeiro de 2019

Barragem de Jucazinho, em Surubim, é uma das 45 em risco no Brasil

Problemas como o que aconteceu nas cidades de Mariana, em 2015, e em Brumadinho, ontem - ambas em Minas Gerais -, levantou mais uma vez um debate importante sobre o risco de rompimento de barragens. Em todo o Brasil, são 45 que têm estruturas comprometidas, e aqui em Pernambuco, uma é citada: a barragem de Jucazinho, município de Surubim. O documento foi divulgado no final de 2018 pela Agência Nacional das Águas, apontando que o reservatório apresenta fissuras nos vertedouros laterais. O relatório denunciou que o DNOCS não tem plano de emergência em caso de uma possível tragédia e que essa situação de risco já seria conhecido da diretoria do DNOCS desde 2004. Outros órgãos já estariam cientes do problema, como a COMPESA, a APAC e a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.

Caso viesse a acontecer o rompimento da barragem, poderia haver inundação nos municípios banhados pelo Capibaribe, como Cumaru, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho e até mesmo o Recife.

A preocupação só não é maior por que a Barragem de Jucazinho tem operado abaixo da capacidade, além do monitoramento ser constante. Mas o risco é real, e um inverno com grandes chuvas pode aumentar ainda mais o risco de uma tragédia. Como brasileiro geralmente "só fecha a porta da casa depois que é roubado", espera-se que pelo menos dessa vez, as providências sejam tomadas para se evitar um mal maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputado Estadual Henrique Queiroz Filho articula mais cursos profissionalizantes para mulheres limoeirenses

Tiveram início anteontem no Instituto Padre Luis Checcin, cursos profissionalizantes na área de auxiliar administrativo, cuidadora de idosos...