sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Ainda existe mesmo direita e esquerda?

Ao olharmos para a atual articulação para a eleição da Presidência da Câmara, uma pergunta é inevitável fazer: existe ainda direita x esquerda?

O motivo da pergunta é que o candidato favorito, Rodrigo Maia (DEM), está com apoio tanto do PSL do presidente Jair Bolsonaro (direita), como do comunista PC do B (esquerda). Ao vermos tal situação, aí vemos como estava certo Enéas Carneiro quando disse que os conceitos de "direita e esquerda eram obsoletos".

Vamos primeiro conferir a origem das expressões direita e esquerda: na Revolução Francesa, na Assembleia Nacional, os deputados de diferentes correntes se sentavam em lados diferentes na Convenção. Os que tinham ideias mais conservadoras se sentavam à direita, enquanto os que possuíam ideias revolucionárias e progressistas se sentavam à esquerda.

O conceito se acentuou ainda mais no período da Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética. Mas o capitalismo triunfou sobre o socialismo (esquerda), o que realmente tornou obsoleto tais conceitos.

Após o fim da URSS, a esquerda brasileira precisou se reinventar. E agora, é comum, vermos esquerda e direita juntos quando se trata dos seus próprios interesses. Quantos que hoje estão com Bolsonaro que faziam parte e tinham até cargos nos governos Lula e Dilma, e ainda passaram pelo governo de Temer?

É verdade que existem políticos de pensamentos diferentes, uns mais conservadores, outros mais progressistas. Mas está realmente ultrapassado o conceito "direita e esquerda". O que existe hoje no Brasil são dois partidos: "os que comem" e "os que querem comer". Ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputado Estadual Henrique Queiroz Filho articula mais cursos profissionalizantes para mulheres limoeirenses

Tiveram início anteontem no Instituto Padre Luis Checcin, cursos profissionalizantes na área de auxiliar administrativo, cuidadora de idosos...