terça-feira, 17 de abril de 2018

Brasileiro começou em 1959 ou em 1971?

Oficialmente, o Palmeiras é o maior campeão brasileiro. Mas sem a unificação feita em 2010, seria o Corinthians. Na opinião deste blogueiro, o certo seria mesmo os dois estarem empatados como os maiores campeões brasileiros. Entenda o porquê (Foto do Google - ilustração).
Começou oficialmente a edição nº 62 do Campeonato Brasileiro de Futebol. Para alguns, que não aceitaram a unificação dos títulos, essa é a edição de nº 48. Já fui perguntado qual minha opinião sobre a unificação do Campeonato Brasileiro com os campeonatos anteriores entre 1959 e 1970. Pontuarei aqui, mas antes, falarei sobre o fato.

Em 2010, a CBF aceitou o pedido de seis clubes (Santos, Palmeiras, Bahia, Fluminense, Botafogo e Cruzeiro) e as competições realizadas entre 1959 e 1970 (Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa) foram unificadas ao Campeonato Brasileiro. A Taça Brasil foi realizada entre 1959 e 1968, e o Robertão foi realizado entre 1967 e 1970. Os maiores beneficiados com a unificação foram o Santos, que ganhou 6 títulos a mais, e o Palmeiras, que ganhou mais 4. Os outros ganharam apenas mais um cada. 

Com a unificação feita e oficializada e os números atuais, ficou assim a distribuição dos títulos: PALMEIRAS (9 títulos), SANTOS (8 títulos), CORINTHIANS (7 títulos), SÃO PAULO (6 títulos), FLAMENGO (5 títulos), CRUZEIRO, FLUMINENSE E VASCO DA GAMA (4 títulos cada), INTERNACIONAL (3 títulos), GRÊMIO, BOTAFOGO E BAHIA (2 títulos), ATLÉTICO/MG, GUARANI, CORITIBA, SPORT E ATLÉTICO/PR (1 título cada).

Se a unificação não tivesse sido feita, a contagem estaria assim: CORINTHIANS (7 títulos), SÃO PAULO (6 títulos), PALMEIRAS E FLAMENGO (5 títulos), VASCO DA GAMA (4 títulos), FLUMINENSE, CRUZEIRO E INTERNACIONAL (3 títulos), GRÊMIO E SANTOS (2 títulos) e ATLÉTICO/MG, GUARANI, CORITIBA, SPORT, BAHIA, BOTAFOGO E ATLÉTICO/PR (1 título cada).

Eu particularmente, acho que a unificação do Brasileirão deveria ter sido feita apenas com o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, e não com a Taça Brasil. O Robertão realmente foi anunciado sua continuação em 1971, apenas com a mudança de nome para Campeonato Nacional de Clubes. Apenas em 1974, que foram excluídos do boletim da CBF os torneios anteriores a 1971. Nesse contexto, Palmeiras seria hepta, Santos seria tri e Fluminense tetra. Já a Taça Brasil foi anunciada oficialmente sua extinção em 1968. Isso acabou criando uma confusão, pois como em 1967 e 1968 os dois torneios foram realizados simultaneamente, o Palmeiras ganhou dois no mesmo ano de 1967 e o Botafogo e o Santos venceram em 1968. Outra confusão criada com a entrada da Taça Brasil é a questão da Taça das Bolinhas, que o São Paulo venceu por ter sido o primeiro penta, sendo que com a entrada da Taça Brasil na parada, quem foi o primeiro penta foi o Santos.

Oficialmente, a competição começou, e oficialmente, agora ela é contada a partir de 1959. Os times campeões daquele período também eram considerados campeões brasileiros, e iam para a Libertadores. Alguns aceitam e outros não, dependendo do time para o qual torce.







PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quarta-feira tem amistoso na AABV

 Haverá um amistoso nessa quarta feira dia 01/05/2024 às 08:00 da manhã na AABB em mini Campo, em homenagem ao saudoso Nena Barbosa, contamo...